O conteúdo online tem enfrentado crescente desinformação nos últimos anos, e com o avanço da inteligência artificial, esse cenário se tornou ainda mais complexo.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, alertou recentemente sobre os perigos de confiar cegamente no que é visto nas redes sociais, destacando a importância de verificar a autenticidade das informações.
Em uma postagem no Threads, ele explicou como a IA geradora de conteúdo tem a capacidade de criar textos, imagens e vídeos de forma rápida e convincente, tornando cada vez mais difícil discernir o real do falso.
Rótulos de IA podem não ser suficientes para identificar fakes
- Embora plataformas como o Instagram e outras redes sociais estejam adotando “rótulos de IA” para indicar conteúdo gerado por inteligência artificial, Mosseri reconheceu que nem todos os enganos podem ser evitados por essas medidas.
- Apesar das salvaguardas, ele ressaltou que alguns conteúdos acabam escapando e chegam ao público, tornando-se uma preocupação crescente.
- Mosseri também observou que, embora a IA não seja a única fonte de conteúdo falso, ela facilita a criação e disseminação de informações enganosas, permitindo que se criem peças convincentes rapidamente.

Leia mais:
Ele afirmou que as plataformas estão se esforçando para oferecer ferramentas de detecção de IA, como a Meta, que já marca conteúdos gerados por aprendizado de máquina. No entanto, ainda há muitos usuários que, sem a devida verificação, acabam acreditando em conteúdos falsos.
Mosseri fez um apelo para que os usuários sejam mais proativos ao verificar os fatos e a origem do conteúdo, especialmente em um cenário digital onde a desinformação pode se espalhar rapidamente e engajar grandes audiências.

Fonte: olhardigital.com.br
Comente