Home Geral Governo nega que haverá mudanças para renovação de CNH
Geral

Governo nega que haverá mudanças para renovação de CNH

Compartilhe
Governo nega que haverá mudanças para renovação de CNH
Compartilhe

Não haverá nenhuma mudança no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o ano que vem. A manifestação foi feita pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) após a divulgação de uma série de informações sobre alterações previstas para 2025.

A entidade destacou que não houve qualquer alteração nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) relacionadas à renovação do documento ou à fiscalização dos retrovisores de veículos, que são itens obrigatórios do veículos.

Regras para renovação da CNH seguem as mesmas

  • Em vídeo publicado na página oficial do Senatran no X (antigo Twitter), o Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, deixou claro que as normas e a legislação vigentes sobre esses temas continuam em vigor, sem modificações.
  • Segundo ele, têm circulado nas redes sociais informações equivocadas sobre a necessidade de realização de exames práticos e teóricos para a renovação da CNH e sobre a criação de novas normas mais rígidas para a fiscalização do estado dos retrovisores dos veículos.
  • O secretário ainda destacou que não sabe como essas informações falsas surgiram.

Confira abaixo o posicionamento de Adrualdo Catão:

Leia mais

Existem propostas de mudanças na Câmara dos Deputados

Em sua manifestação, Catão ainda afirmou que nenhuma outra mudança é esperada para o futuro próximo. Ele se refere a dois projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e que estabelecem a modificação dos prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação e a criação de subcategorias para condutores de veículos automáticos.

Se as regras forem aprovadas, a validade do documento passaria a ser de 15 anos para motoristas com menos de 50 anos, 7 anos de validade para aqueles entre 50 e 70 anos e 3 anos de validade para pessoas com mais de 70 anos. Os prazos atuais são de até 10 anos para condutores com até 50 anos, 5 anos para aqueles entre 50 e 69 anos, e 3 anos para motoristas com 70 anos ou mais.

São falsas as informações sobre a realização de exames práticos e teóricos para renovação da CNH (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Já as novas subcategorias seriam: a B1, direcionada exclusivamente a motoristas de veículos automáticos; e a B2, para aqueles habilitados a conduzir veículos tanto manuais quanto automáticos. Essas alterações, caso aprovadas, afetariam apenas as novas emissões de CNH, sem a necessidade de atualização dos documentos já emitidos.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Carreta “Nossa Energia”
CatanduvaGeral

Carreta “Nossa Energia”

🚛⚡ A Carreta “Nossa Energia” da Energisa está chegando em Catanduva ⚡🚛...

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...