Um foguete Falcon 9 está programado para decolar nesta sexta-feira (3) às 22h27 (pelo horário de Brasília), da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida – marcando o primeiro lançamento da SpaceX em 2025. E você pode acompanhar tudo em tempo real.
Na carga útil do veículo estará o satélite Thuraya 4-NGS, desenvolvido pela Airbus, para ser implantado em uma órbita geossíncrona. Este equipamento faz parte de um sistema avançado de comunicações da Space42, uma empresa dos Emirados Árabes Unidos.
O Thuraya 4 fornecerá serviços de comunicação móvel para Europa, Oriente Médio e África, atendendo tanto a demandas comerciais quanto governamentais. Além disso, a espaçonave promete introduzir novas tecnologias baseadas em inteligência artificial, ampliando as capacidades de conexão na região.
O primeiro estágio do foguete Falcon 9 usado nesta operação, identificado como B1073-20, está em seu 20º voo, demonstrando a confiabilidade dos sistemas reutilizáveis da SpaceX. Após lançar o satélite, o propulsor retornará à Terra para pousar na balsa drone “A Shortfall of Gravitas”, posicionada no Oceano Atlântico.
Este lançamento representa a 418ª decolagem de um Falcon 9 e a 435ª missão geral da empresa. O evento será transmitido ao vivo na conta oficial da SpaceX no X (antigo Twitter), com a cobertura iniciando cerca de 10 minutos antes da decolagem.
Leia mais:
Recorde de lançamentos orbitais em 2024 reafirma liderança da SpaceX no setor
Um levantamento aponta que 2024 registrou um novo recorde em lançamentos orbitais, com um total de 259 tentativas – o que representa um crescimento de 17% em relação às 221 registradas em 2023, de acordo com dados analisados pelo site SpaceNews.

Esse aumento expressivo é atribuído quase inteiramente à SpaceX, que sozinha realizou mais lançamentos do que todo o restante do mundo junto. A empresa liderada por Elon Musk executou 134 lançamentos dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, superando os 96 realizados no ano anterior. Saiba mais aqui.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente