Entenda o fenômeno que pode causar acumulo de neve histórico nos EUA

Tudo sobre Estados Unidos
Os Estados Unidos podem enfrentar um acúmulo de neve histórico para janeiro em algumas regiões durante essa semana. O clima extremo é resultado de um vórtice polar, que leva o frio dos polos a zonas mais distantes.
Segundo a CNN, quase 70 milhões de pessoas estão sob alerta de inverno no país. Alguns estados como Missouri, Illinois, Indiana, Ohio e Virgínia podem enfrentar um acúmulo de neve de 2,5 centímetro até 30 centímetros, um nível recorde para essa época do ano.
O alerta destaca para o perigo nas estradas e potenciais cortes de energia em algumas regiões. O fenômeno pode misturar gelo, nevasca e neve, com rajadas de vento 80 km/h. Milhares de voos foram adiados ou cancelados, muitas estradas estão cortadas e há escolas fechadas.
“Para alguns, esta pode ser a maior queda de neve em mais de uma década”, alertou o Centro de Previsão do Tempo da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional uma “formação significativa de gelo” é esperada.
Veja mais
Vórtice polar causa estrago nos EUA
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA, o vórtice polar é uma grande área de baixa pressão e ar frio ao redor dos dois polos da Terra. O fenômeno sempre existe perto dos polos, mas enfraquece no verão e se fortalece no inverno.

O termo “vórtice” se refere ao fluxo de ar no sentido anti-horário que ajuda a manter o ar mais frio perto dos polos. Muitas vezes durante o inverno no hemisfério norte, o vórtice polar se expande, enviando ar frio para o sul com a corrente de jato. Isso ocorre regularmente durante o inverno e é frequentemente associado a grandes surtos de ar ártico nos Estados Unidos.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente