Tudo sobre Elon Musk
Elon Musk, um dos fundadores da Neuralink, afirmou na CES 2025 nesta semana que a empresa de chips cerebrais já realizou sua terceira implantação em um paciente humano. Segundo ele, os três dispositivos estão “funcionando bem”.
Musk também revelou planos ambiciosos para 2025: ele espera que mais 20 ou 30 pacientes tenham os chips cerebrais da Neuralink implantados ainda este ano, além de testes de um novo dispositivo para recuperar a visão.

Neuralink implantou terceiro chip cerebral
Elon Musk participou de uma entrevista com o CEO da Stagwell, Mark Penn, durante a CES 2025, em Las Vegas. Durante a conversa, que foi transmitida ao vivo pelo X, o executivo revelou que a Neuralink já implantou o chip cerebral em um terceiro paciente humano.
A revelação do segundo implante aconteceu em agosto do ano passado (relembre aqui). Segundo ele, os três dispositivos estão funcionando bem e passaram por uma atualização. Agora, eles têm mais eletrodos, maior largura de banda e maior duração na bateria.
Elon Musk também aproveitou o evento para falar sobre planos para o futuro da empresa. De acordo com o CEO, podemos esperar “20 ou 30 pacientes este ano com os dispositivos Neuralink atualizados”. Vale lembrar que Musk é conhecido por suas metas ambiciosas, que nem sempre chegam a se concretizar.

Leia mais:
O que mais Elon Musk espera para 2025
- Musk revelou que, com o primeiro chip cerebral da empresa, a intenção é “capacitar pessoas que perderam conexão cérebro-corpo”. Na prática, pessoas tetraplégicas ou paraplégicas conseguem controlar cursores na tela do computador e celular apenas com o pensamento, através de uma conexão com o córtex;
- O próximo projeto da Neuralink é o Blindsight, uma versão do chip que quer devolver a visão para pessoas com danos no nervo óptico (detalhamos essa novidade aqui);
- Funciona de forma semelhante ao chip cerebral anterior: o dispositivo interage com o córtex (e com o nervo óptico, nesse caso) para realizar os estímulos desejados;
- De acordo com Musk, o Blindsight está sendo testado (e já está funcionando) em macacos.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente