Embora exista um número de referência para a maioria das pessoas, e como acontece com muitas coisas na vida, cada pessoa é diferente quando se trata de frequência urinária. De modo geral, enquanto urinar muito pode ser um sinal de boa hidratação, quando isso se torna inconveniente e atrapalha a vida diária, pode ser sinal de problema.
Seja durante o dia no trabalho ou à noite enquanto tenta dormir, a necessidade de urinar constantemente é um incômodo comum, com o qual muitas pessoas lutam todos os dias. Em alguns casos, quando alguém precisa ir ao banheiro com muita frequência, mais de sete vezes por dia após ingerir aproximadamente 2 litros de líquido, isso pode ser um sinal de problema.
Ainda assim, descobrir se algo está errado geralmente envolve observar outros aspectos. A primeira coisa a ter em mente é que o sistema de cada pessoa é diferente e, portanto, o que é considerado “excesso” deve estar relacionado ao que é típico para você.
Se a necessidade frequente de urinar ocorrer junto com outros sintomas, pode ser uma boa ideia procurar um médico. Alguns dos sinais de que algo está errado são sentir dor ou desconforto, sentir muita vontade de urinar mas ter dificuldade para fazê-lo, e urinar com uma cor incomum.
Leia também:
Quantas vezes por dia eu devo fazer xixi?
Para a maioria das pessoas, o número normal de vezes que urinam é entre sete e oito em um período de 24 horas. Entretanto, entre 4 e 10 vezes por dia também pode ser normal se a pessoa for saudável e estiver satisfeita com o número de vezes que faz xixi. A frequência urinária normal também depende da quantidade de líquidos ingeridos por dia – e dos tipos de líquidos que você ingere.
Entenda por que urinar em excesso pode indicar um problema de saúde
Urinar em excesso pode ser um sintoma de muitas condições diferentes, podendo ser um sintoma de gravidez, uma infecção do trato urinário, ou mesmo reflexo do uso de determinados medicamentos. Existem também condições mais sérias ou duradouras que afetam a frequência urinária, como diabetes, bexiga hiperativa, doenças renais ou problemas de próstata.

De qualquer forma, se você estiver preocupado com a frequência com que urina e isso estiver começando a afetar seu dia a dia, marque uma consulta com um médico.
Sim, prender o xixi pode causar infecção do trato urinário, dor e outros problemas. Além disso, segurar a urina por muito tempo pode causar sérios danos à bexiga ou aos rins.
As informações presentes neste texto têm caráter informativo e não substituem a orientação de profissionais de saúde. Consulte um médico ou especialista para avaliar o seu caso.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente