Home Geral Homem “descobre” fato interessante sobre a Lua
Geral

Homem “descobre” fato interessante sobre a Lua

Compartilhe
Homem “descobre” fato interessante sobre a Lua
Compartilhe

Dica: tem a ver com o ângulo que a observamos!

Satélite natural tem muitos mistérios a serem desvendados (Imagem: Rodrigo Mozelli/Olhar Digital)

Compartilhe esta matéria

Um australiano que se mudou para o exterior revelou que só percebeu que a Lua tem aparência diferente no Hemisfério Norte após viver lá por vários anos. O popular usuário do TikTok, coreyyy.exe, pediu aos seguidores que compartilhassem fatos que deveriam ser de conhecimento geral, mas que, por algum motivo, não são.

“Eu começo,” disse ele em um vídeo no TikTok. “Por que diabos não nos ensinam na escola que a forma como vemos a Lua no Hemisfério Sul é de cabeça para baixo em relação ao Hemisfério Norte e vice-versa?”

Lua
Nosso satélite natural está gravitacionalmente travado com a Terra, o que significa que o tempo que leva para girar em torno de seu próprio eixo é o mesmo que leva para orbitar nosso planeta (Imagem: Sinya Nakatani/Shutterstock)

“É disso que estou falando, mano. Me mudei para outro hemisfério e só percebi isso anos depois. Eu sabia que algo estava errado, mas não conseguia entender o que era,” acrescentou ele, antes de explicar por que isso acontece.

Pelos comentários, Corey não está sozinho nessa descoberta. Muitas pessoas expressaram surpresa sobre o fato, que também é uma dúvida comum em fóruns, como o Reddit. E é até normal em não saber algo a respeito — afinal, a ciência por trás disso não é tão evidente.

Leia mais:

Lua tem aparência distinta nos hemisférios

  • Como explana o IFLScience, basicamente, a Lua parece diferente em cada hemisfério da mesma forma que sua casa pareceria se você virasse a cabeça de cabeça para baixo;
  • Nosso satélite natural está gravitacionalmente travado com a Terra, o que significa que o tempo que leva para girar em torno de seu próprio eixo é o mesmo que leva para orbitar nosso planeta;
  • Isso ocorre com a maioria dos sistemas planeta-lua em que o planeta é significativamente maior e está relativamente próximo da lua. Por isso, sempre vemos o mesmo lado da Lua, enquanto o outro lado, conhecido como “lado oculto” (e não “lado escuro”, já que recebe luz solar da mesma forma que o lado visível), permanece fora de nossa vista;
  • No entanto, a órbita da Lua tem leve inclinação de cerca de cinco graus. Isso faz com que ela siga um caminho curvado pelo céu, enquanto a Terra gira;
  • Essa inclinação também explica por que não temos eclipses todos os meses, já que a Lua, normalmente, passa ao norte ou ao sul do Sol do nosso ponto de vista.

O ponto principal, porém, é que a Lua parece diferente nos hemisférios porque a observamos de ângulos distintos. Ao longo do equador, por exemplo, ela parece inclinada de lado. Para quem está acima ou abaixo dessa linha, o que vemos pode parecer fora do comum.

lua
Lua parece diferente nos hemisférios porque a observamos de ângulos distintos (Imagem: Grey Zone/Shutterstock)

“Ninguém fala sobre isso,” Corey concluiu. “Gostaria de ver os terraplanistas tentando explicar isso.”

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Carreta “Nossa Energia”
CatanduvaGeral

Carreta “Nossa Energia”

🚛⚡ A Carreta “Nossa Energia” da Energisa está chegando em Catanduva ⚡🚛...

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...