O animal teria entre 275 mil e 331 mil anos e faria parte do grupo dos gatos-leopardo, criaturas que existem até hoje no nosso planeta
Um grupo de pesquisadores localizou o fóssil de uma nova espécie de gato na Caverna Hualongdong, na China. O Prionailurus kurteni é o menor membro conhecido da família Felidae e cabe na palma de uma mão.
De acordo com a equipe responsável pela descoberta, o animal teria entre 275 mil e 331 mil anos. Além disso, ele faria parte do grupo dos gatos-leopardo, criaturas que existem até hoje no nosso planeta.
Animal pesava cerca de um quilo
- Os cientistas afirmam que descobriram a espécie a partir de uma análise feita em um fragmento de osso maxilar do animal.
- Segundo eles, o gato é “claramente menor” do que um animal doméstico da atualidade e pesava cerca de um quilo apenas.
- Fósseis de ancestrais do gato-leopardo são considerados raros, uma vez que costuma ocorrer a degradação de seus ossos frágeis.
- No entanto, esta criatura em questão foi preservada pelo ambiente da caverna, possibilitando a realização de estudos que determinaram a identificação da espécie.
- As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Annales Zoologici Fennic.

Leia mais
Gato teria convivido com humanos antigos
De acordo com os cientistas, a caverna Hualongdong abriga diversos fósseis, inclusive de humanos antigos, ursos pardos, entre outros. Isso levantou suspeitas de que os felinos e os nossos ancestrais tenham compartilhado o mesmo espaço.
No local, já foram encontrados restos mortais de uma família de 20 pessoas que viveu há cerca de 30 mil anos. Acredita-se que os restos de comida deixados pelos humanos tenham atraído estes pequenos gatos.

Não é possível descartar que os animais tenham feito parte da dieta dos humanos antigos. Agora, os pesquisadores pretendem descobrir mais detalhes sobre esta espécie de felino que habitou a Terra no passado.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente