Home Geral Vazamento expôs dados de 190 milhões de pessoas nos EUA
Geral

Vazamento expôs dados de 190 milhões de pessoas nos EUA

Compartilhe
Vazamento expôs dados de 190 milhões de pessoas nos EUA
Compartilhe

Ataque de ransomware à Change Healthcare expôs dados de 190 milhões de americanos, incluindo informações médicas e financeiras

(Imagem: Pavel Kapysh / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

A UnitedHealth confirmou que o ataque de ransomware sofrido pela sua subsidiária Change Healthcare, em fevereiro de 2024, comprometeu os dados de aproximadamente 190 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Este número é quase o dobro da estimativa inicial divulgada anteriormente pela empresa.

A informação foi confirmada pela gigante de seguros de saúde americana em comunicado enviado ao TechCrunch na última sexta-feira.

vazamento de dados
Vazamento de dados da Change Healthcare foi muito maior do que se pensava (Imagem: Nerza / Shutterstock.com)

“A Change Healthcare determinou que o número estimado total de indivíduos impactados pelo ataque cibernético é de aproximadamente 190 milhões. A grande maioria dessas pessoas já recebeu notificações individuais ou substitutas. O número final será confirmado e enviado ao Office for Civil Rights (OCR) em momento posterior”, afirmou Tyler Mason, porta-voz da UnitedHealth Group.

O maior vazamento de dados médicos da história dos EUA

O incidente, considerado o maior vazamento de dados médicos da história dos Estados Unidos, provocou meses de interrupções no sistema de saúde do país. A Change Healthcare, uma das maiores processadoras de dados de saúde e reivindicações médicas nos EUA, foi alvo de um ataque que expôs informações sensíveis, incluindo nomes, endereços, datas de nascimento, documentos de identificação (como números de Segurança Social, carteiras de motorista e passaportes), além de dados financeiros e bancários relacionados a reivindicações de seguros.

Os dados médicos roubados incluem diagnósticos, medicamentos, resultados de exames, planos de tratamento e informações de seguros de saúde. Parte dessas informações chegou a ser publicada online pelos hackers responsáveis pelo ataque, identificados como integrantes do grupo de ransomware ALPHV, conhecido por atuar em língua russa.

dados de saúde
Vazamento da Change Healthcare é considerado o maior da história dos Estados Unidos quando o assunto são dados médicos (Imagem: aker / Shutterstock.com)

Leia mais:

Resposta ao incidente e pagamentos de resgate

  • De acordo com a Change Healthcare, pelo menos dois pagamentos de resgate foram feitos para evitar a divulgação de mais arquivos roubados.
  • Embora a UnitedHealth tenha informado que não há indícios de uso indevido das informações ou da presença de bancos de dados médicos eletrônicos na análise, o vazamento levanta preocupações sobre a segurança de dados sensíveis.
  • O ataque foi facilitado pelo uso de uma credencial roubada de uma conta que não estava protegida por autenticação multifator.
  • Esse detalhe foi destacado por Andrew Witty, CEO da UnitedHealth Group, em um depoimento a legisladores no ano passado, reforçando a necessidade de práticas mais robustas de segurança cibernética no setor de saúde.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...