Home Geral ‘liberar’ App Store no Brasil seria um risco
Geral

‘liberar’ App Store no Brasil seria um risco

Compartilhe
‘liberar’ App Store no Brasil seria um risco
Compartilhe

Declaração foi dada em meio a impasse sobre medida que obrigava a empresa a permitir métodos de pagamentos alternativos na App Store

(Imagem: Adam Yee/iStock)

Compartilhe esta matéria

No final do ano passado, a Justiça Federal do Distrito Federal derrubou uma medida da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que obrigava a Apple a permitir métodos de pagamentos alternativos na App Store. Mesmo assim, a empresa continua preocupada com esta possibilidade.

Uma equipe da fabricante do iPhone esteve no Brasil nos últimos dias para tratar do assunto. A companhia argumentou que são inúmeros os riscos de abrir o ecossistema, citando, por exemplo, um possível aumento da possibilidade de ataques hackers.

Usuários ficariam mais expostos aos ataques de cibercriminosos

  • A gigante da tecnologia defende que liberar o pagamento em sites externos “expandirá o universo de técnicas de ataques presentes no iOS, o conjunto de usuários visados e o número de cibercriminosos”.
  • Ela também destacou que mesmo os usuários que não pretendam mudar seus comportamentos estariam em risco com a decisão.
  • “Eles podem ser forçados a transferir um app de que precisam para o trabalho, para a escola ou para inclusão social, caso o aplicativo não esteja disponível na App Store”, disse a companhia.
  • A Apple reforça que, considerando o volume de tráfego dos usuários do iPhone a situação se torna ainda mais delicada.
  • Em muitos países, os usuários têm, em média, mais de 90 aplicativos instalados em seus aparelhos, e os usuários do iOS baixam quase 50% mais apps do que há cinco anos, o que tornaria cada aplicativo transferido uma ameaça.
  • Por fim, a empresa destacou que a App Store é responsável por mais de 275 mil empregos no Brasil e que esse número cresceu 56% nos últimos anos.
pp Store estaria impedindo sites externos de pagamentos (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Leia mais

Apple é suspeita de abuso de poder dominante

O processo administrativo contra a Apple foi aberto no fim de novembro do ano passado após o recebimento de uma denúncia do Mercado Livre. Segundo o Cade, ele tinha como objetivo “apurar suspeitas de abuso de posição dominante” e a prática de “venda casada” por parte da fabricante do iPhone.

As determinações, que agora foram suspensas, incluíam dois pontos principais. A Apple deveria permitir tanto que desenvolvedores informem seus usuários sobre outras formas de pagamento, algo que é proibido atualmente na App Store, quanto que adicionem links e botões ou integrem plataformas de pagamento de terceiros dentro do próprio app.

apple processo
Apple enfrenta processo no Brasil (Imagem: HakanGider/Shutterstock)

Além disso, os desenvolvedores deveriam poder “optar por distribuir seus aplicativos nativos para o iOS por meio de outras ferramentas e mecanismos que não exclusivamente a loja da empresa, em especial medidas para viabilização de sideloading (instalar aplicativos em um dispositivo móvel a partir de fontes externas à loja de aplicativos oficial) e inclusão de lojas nativas de aplicativos alternativas.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...

Nota Oficial – Defesa Civil de…
CatanduvaGeral

Nota Oficial – Defesa Civil de…

Nota Oficial – Defesa Civil de Catanduva A Defesa Civil de Catanduva...

Hoje é dia do Centro de Educação Ambiental
CatanduvaGeral

Hoje é dia do Centro de Educação Ambiental

Hoje é dia de celebrar os 15 anos do nosso querido Centro...