Home Geral OpenAI suspeita de uso dos seus modelos em treino de IA da DeepSeek
Geral

OpenAI suspeita de uso dos seus modelos em treino de IA da DeepSeek

Compartilhe
OpenAI suspeita de uso dos seus modelos em treino de IA da DeepSeek
Compartilhe

DeepSeek é acusada de usar dados da OpenAI para treinar seu chatbot, levantando preocupações sobre a segurança da tecnologia de IA

Imagem: Stock all/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A OpenAI está investigando a startup chinesa DeepSeek, suspeita de ter treinado seu chatbot utilizando os modelos de IA da empresa americana, prática conhecida como destilação. As informações são do Wall Street Journal.

A OpenAI detectou várias tentativas de entidades chinesas de extrair grandes volumes de dados de seus modelos de IA, com o objetivo de treinar seus próprios sistemas, o que pode ser uma tentativa de imitar o desempenho de modelos mais avançados.

A empresa tomou medidas, como banir contas suspeitas e colaborar com a Microsoft, parceira que hospeda seus modelos, para identificar os responsáveis pelas tentativas de destilação.

Leia mais sobre a DeepSeek:

Logo do ChatGPT em um smartphone segurado por uma pessoa
A destilação consiste em uma prática que usa um modelo de IA mais robusto para treinar um modelo mais barato e menor (Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock)

Prática da “destilação” é permitida, mas há limites

  • A DeepSeek ganhou atenção recentemente com o lançamento de seu modelo R1, que, apesar de ser treinado em chips menos potentes, demonstrou um desempenho impressionante.
  • No entanto, as suspeitas sobre o uso indevido de dados da OpenAI levantam dúvidas sobre a verdadeira origem de seu sucesso.
  • A destilação é uma técnica que permite treinar modelos menores e mais eficientes a partir de um modelo maior e mais caro, imitando seu raciocínio.
  • Embora a OpenAI permita que seus usuários empresariais destilem seus modelos internamente, ela proíbe o uso de saídas de seus modelos para treinar sistemas concorrentes.

A DeepSeek, por sua vez, reconheceu o uso da destilação, mas defendeu que a técnica foi aplicada apenas em seus próprios modelos.

A situação levanta preocupações sobre o risco de empresas gastarem grandes somas para treinar modelos avançados, apenas para ver sua tecnologia ser copiada por rivais, o que poderia afetar a competitividade no mercado de IA.

Além disso, figuras como David Sacks, ex-czar da IA do governo Trump, acusaram publicamente a DeepSeek de usar modelos da OpenAI para aprimorar os seus, afirmando que há evidências substanciais dessa prática.

deepseek
Modelo de IA da DeepSeek vem surpreendendo pela eficácia mesmo com um poder computacional menor que o dos concorrentes (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...