Home Geral Papiro do Império Romano revela história conturbada de crimes
Geral

Papiro do Império Romano revela história conturbada de crimes

Compartilhe
Papiro do Império Romano revela história conturbada de crimes
Compartilhe

Um papiro do Império Romano revelou uma história agitada. Durante o reinado do Imperador Adriano, dois foragidos judeus foram julgados por uma série de crimes e os relatos foram registrados no papel. Quase 2 mil anos depois, temos um vislumbre de um caso digno de novela.

De acordo com o IFLScience, o documento não é importante apenas porque conta uma história conturbada: ele é o maior papiro grego já encontrado no deserto da Judeia.

Papiro estava em museu em Israel até que foi revisitado pos pesquisadores (Imagem: © Israel Antiquities Authority)

Como o papiro do Império Romano foi encontrado

O papiro foi encontrado em algum momento entre a década de 1950 e 1960. Inicialmente, acreditava-se que o documento havia sido escrito pelo povo nabateu, que ocupou parte do Oriente Médio durante o Império Romano. O item ficou em um museu em Jerusalém por décadas até que, em 2014, foi revisitado por pesquisadores. A equipe percebeu que, na verdade, o papiro estava em grego.

Eles também descobriram que o documento, com impressionantes 133 linhas de texto, continham notas de uma audiência judicial contra dois supostos criminosos judeus foragidos.

O documento foi datado de algum momento entre 130 e 132 EC (referindo-se à “Era Comum”, contada a partir do calendário gregoriano). Isso porque o papiro contém referências à visita do Imperador Adriano à Judeia, que aconteceu entre 129 e 130 EC, e a nomeação de Tineius Rufus como governador da região, em 132 EC.

Ilustração digital mostra soldados do império romano em marcha
Romanos não eram conhecidos por sua bondade com criminosos (Imagem: Vuk Kostic/Shutterstock)

O que aconteceu na história?

Os detalhes estão descritos no estudo publicado na revista Tyche. Mas vamos ao que importa:

  • O papiro conta a história de Saulos e Gadalias, dois judeus fugitivos do Império Romano. Os cúmplices Chaereas e Diocles também foram mencionados;
  • No julgamento, eles eram acusados de libertar escravos sem pagar taxas, incitar rebeliões contra o Império e subversão contra as autoridades;
  • Na história, Gadalias é acusado de “violência”, “banditismo”, falsificação de dinheiro, fuga da prisão e extorsão financeira, pelos quais ele foi “muitas vezes condenado e banido”;
  • Já Saulos foi acusado de libertar escravos sem o devido pagamento, usando o cúmplice Cheaereas como uma espécie de negociador falso para transferir a propriedade… sem pagar;
  • De acordo com os pesquisadores, as penas para esses crimes variavam “da expropriação e exílio à condenação às minas e à pena de morte”.

Nesse caso, a data também é importante: o documento pode dar pistas do envolvimento de Saulos e Gadalias em uma rebelião judaica contra o governo romano, que ficou conhecida como revolta de Bar Kokhba e durou de 132 a 136 EC. Seriam eles os mandantes?

Leia mais:

Documento dá pistas sobre julgamentos no Império Romano

O papiro não chega a contar o resultado do julgamento, mas, como lembram os pesquisadores, o Império Romano não tinha dó na hora de punir criminosos.

Segundo o autor do estudo, Avner Ecker, em uma declaração, este é caso mais bem documentado de um tribunal romano da Judeia, além do julgamento de Jesus.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...

Nota Oficial – Defesa Civil de…
CatanduvaGeral

Nota Oficial – Defesa Civil de…

Nota Oficial – Defesa Civil de Catanduva A Defesa Civil de Catanduva...

Hoje é dia do Centro de Educação Ambiental
CatanduvaGeral

Hoje é dia do Centro de Educação Ambiental

Hoje é dia de celebrar os 15 anos do nosso querido Centro...