Os astronautas da NASA, Suni Williams e Butch Wilmore, finalmente deixaram a Estação Espacial Internacional para sua primeira caminhada espacial juntos. Retidos no espaço há quase oito meses, eles realizaram manutenção na estrutura e coletaram amostras na parte externa do laboratório orbital.
O objetivo era buscar sinais de micróbios que possam ter sobrevivido ao lançamento e escapado por dutos de ventilação. Mas apesar do passeio, o retorno da dupla ainda está longe, já que falhas na cápsula Starliner, da Boeing, adiaram a viagem de volta à Terra.
Segundo o portal Phys.org, especializado em ciência e tecnologia, a permanência prolongada de Williams e Wilmore tem chamado atenção. A dupla chegou à estação em junho a bordo da Starliner, da Boeing, na primeira missão tripulada da cápsula.
O plano inicial era permanecer apenas oito dias, mas vazamentos de hélio e falhas no sistema de propulsão comprometeram a segurança da espaçonave. A NASA optou por devolvê-la vazia à Terra, deixando os astronautas sem um meio imediato de retorno.
Sem uma nave segura para o retorno, os dois pilotos de teste, veteranos da Marinha, permanecem no espaço até que a SpaceX os traga de volta. A missão, que deveria durar dias, já se estendeu por meses. Agora, o retorno está previsto apenas para março ou abril, pois o lançamento da nova equipe também sofreu atrasos.
Quando os astronautas presos vão voltar?
Apesar da longa estadia inesperada, Williams e Wilmore seguem focados no trabalho e mantêm o bom humor. Acostumados a missões prolongadas, eles garantem que não se sentem “náufragos” no espaço.
“Eventualmente, queremos voltar para casa porque deixamos nossas famílias há um tempo, mas ainda há muito a fazer aqui”, disse Williams em uma entrevista recente ao então administrador da NASA, Bill Nelson.
A astronauta segue ativa em operações externas da estação. No dia 16 de janeiro, realizou sua oitava caminhada espacial ao lado de Nick Hague, reforçando sua experiência no ambiente de microgravidade. Wilmore também tem desempenhado tarefas críticas a bordo, enquanto ambos aguardam a oportunidade de voltar à Terra.
Leia mais:
O retorno, porém, depende da chegada da Crew-10, que assumirá as funções da atual tripulação. Apenas depois disso, Williams e Wilmore poderão embarcar na Crew-9 da SpaceX e encerrar sua missão, que já ultrapassa qualquer previsão inicial. A expectativa é de que isso ocorra em abril.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente