Home Geral Meta adota cautela com IA de alto risco
Geral

Meta adota cautela com IA de alto risco

Compartilhe
Meta adota cautela com IA de alto risco
Compartilhe

Nova política marca uma mudança na abordagem “aberta” da Meta para o desenvolvimento de IAs

(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A Meta anunciou que poderá interromper o desenvolvimento de sistemas de IA considerados excessivamente perigosos. A decisão, revelada em um novo documento da empresa, surge em meio a crescentes preocupações sobre os riscos potenciais da inteligência artificial.

A nova política marca uma mudança na abordagem “aberta” da Meta para o desenvolvimento da tecnologia.

O documento descreve tipos de sistemas que a Meta considera muito arriscados para lançamento. Como aqueles capazes de auxiliar em ataques cibernéticos, químicos e biológicos. A empresa ilustra a gravidade desses riscos com exemplos como a proliferação de armas biológicas e a invasão automatizada de sistemas corporativos.

A avaliação de risco da Meta é baseada na análise de pesquisadores internos e externos. Diante da identificação de um sistema de “alto risco”, por exemplo, a Meta promete restringir o acesso.

No caso de um sistema classificado como “risco crítico”, a Meta se compromete a implementar salvaguardas de segurança, como interromper o desenvolvimento até que o sistema se torne menos perigoso.

zuckerberg meta
Nova política marca uma mudança na abordagem “aberta” da Meta para o desenvolvimento da IA.(Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

O relatório da Meta representa uma resposta às críticas sobre sua abordagem de desenvolvimento de IA. A empresa tem sido notória por tornar sua tecnologia de IA abertamente disponível, em contraste com empresas como a OpenAI, que optam por proteger seus sistemas.

Essa estratégia de “lançamento aberto” tem sido um divisor de águas para a Meta. Sua família de modelos de IA, Llama, acumula centenas de milhões de downloads. No entanto, essa mesma abertura gerou preocupações, com relatos de que o Llama foi usado para desenvolver um chatbot de defesa por um adversário dos EUA, segundo o TechCrunch.

Logo do Meta AI em um smartphone, que repousa ao lado de um notebook
Nova política marca uma mudança na abordagem “aberta” da Meta para o desenvolvimento da tecnologia. (Imagem: Photo For Everything/Shutterstock)

Leia mais:

A Meta enfatiza no documento que sua abordagem, que considera os benefícios e riscos da IA, visa entregar essa tecnologia à sociedade de forma a preservar seus benefícios, mantendo um nível aceitável de risco. Resta saber se essa nova postura será suficiente para acalmar as preocupações e garantir um futuro da IA mais seguro e responsável.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Carreta “Nossa Energia”
CatanduvaGeral

Carreta “Nossa Energia”

🚛⚡ A Carreta “Nossa Energia” da Energisa está chegando em Catanduva ⚡🚛...

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...