Home Geral Trump suspende parceria com o Brasil de combate a incêndios
Geral

Trump suspende parceria com o Brasil de combate a incêndios

Compartilhe
Trump suspende parceria com o Brasil de combate a incêndios
Compartilhe

Acordo estava em vigor desde 2021 e previa o treinamento de brigadistas brasileiros para combater focos de queimadas

Incêndio na Amazônia. Crédito: Toa55/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A chegada de Donald Trump ao comando do governo dos Estados Unidos tem repercutido no mundo todo. O republicano tem adotado diversas ações que estão isolando os norte-americanos de outros países, inclusive quando o assunto é o combate aos incêndios florestais.

Agora, foi a vez do Brasil ser impactado. Um decreto assinado pelo presidente dos EUA suspendeu uma parceria que estava em vigor desde 2021 e previa o treinamento de brigadistas brasileiros para combater focos de queimadas.

Mais de 3 mil brigadistas foram capacitados pela parceria

  • Trump determinou que fossem suspensos, por 90 dias, todos os projetos que destinavam recursos para países estrangeiros.
  • A justificativa é que a ajuda externa servia a “desestabilizar a paz mundial ao promover ideias” “contrárias a relações estáveis e harmoniosas” internas e entre as nações.
  • Entre os projetos afetados está o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, que é executado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e outros órgãos brasileiros.
  • O programa forma brigadistas e oferece capacitação técnica para profissionais que já atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais.
  • Até hoje, foram realizados ao menos 51 cursos e treinamentos, formando mais de 3 mil pessoas, principalmente mulheres indígenas, que passaram a atuar como brigadistas em seus territórios.
Donald Trump com o punho direito erguido
Trump tem cancelado parcerias internacionais (Imagem: Anna Moneymaker/Shutterstock)

Leia mais

Fim da parceria não impacta combate aos incêndios no Brasil

O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil era financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O órgão presta ajuda humanitária em mais de 100 países e virou alvo da gestão de Donald Trump.

No Brasil, a USAID prioriza iniciativas de conservação da biodiversidade, redução do desmatamento e o combate aos crimes ambientais nas áreas protegidas da Amazônia, incluindo as terras indígenas, segundo registros oficiais. Apenas no ano passado, foi destinada à quantia de US$ 1 milhão para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Parceria previa o treinamento de brigadistas brasileiros para combater incêndios florestais (Imagem: Anna.zabella/Shutterstock)

O Ibama informou que a paralisação das atividades “não gera impacto direto no combate ao fogo no Brasil”, mas prejudica aspectos técnicos, devido à “interrupção de algumas ações que poderiam fortalecer e estruturar as instituições brasileiras, particularmente em termos de capacitação de profissionais”.

O órgão ainda destacou que as atividades que já estavam programadas estão sendo avaliadas pelas instituições federais brasileiras envolvidas. Elas podem ser mantidas ou remarcadas, dependendo de decisão do governo do Brasil.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...