O anúncio da NASA renovou as esperanças da dupla de astronautas que está “presa” no espaço há mais de oito meses
Mais de oito meses depois da missão que levou os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams ao espaço, a dupla finalmente parece ter uma data para voltar para casa. A esperança foi renovada após um anúncio feito pela NASA.
A agência especial dos Estados Unidos informou que trocou a cápsula que planeja utilizar em um futuro voo à Estação Espacial Internacional (ISS). Isso, em tese, permitira que os astronautas fossem “resgatados” mais cedo do que o previsto.
Lançamento de missão de resgate acontecerá em 12 de março
De acordo com a NASA, as equipes de gerenciamento da missão optaram por usar uma cápsula Crew Dragon, da Space X, que já havia voado para sua missão Crew-10 à ISS, em vez de uma nova cápsula, cuja produção atrasou.

Esta decisão significa que o lançamento da Crew-12, que irá garantir a volta da dupla, pode acontecer no dia 12 de março. Originalmente, a previsão é que isso só acontecesse no dia 25, embora a data já tenha sido alterada algumas vezes.
O retorno dos dois astronautas ainda depende da chegada da tripulação de quatro pessoas da Crew-10. Isso é necessário para manter o contingente norte-americano da Estação Espacial Internacional, algo previsto em acordos internacionais.
Leia mais

Problemas com a Starliner
- Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam a bordo da Starliner para uma viagem até a Estação Espacial Internacional (ISS).
- A missão CFT seria o último voo de qualificação da espaçonave antes de entrar em rotação operacional como um transporte de tripulação para a ISS.
- No entanto, problemas no propulsor levaram a um atraso de três meses no retorno para a Terra, o que acabou acontecendo sem os astronautas a bordo.
- A NASA anunciou o retorno da Starliner sem tripulação no final de agosto do ano passado, transferindo a volta de Wilmore e Williams para o início de 2025 em uma cápsula Dragon da SpaceX.
- Isso significa que, quando voltarem para casa, em vez de dez dias, a dupla terá passado pelo menos oito meses no espaço.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente