Home Geral Alunos quebram recorde ao levitar bolha por mais de 80 minutos
Geral

Alunos quebram recorde ao levitar bolha por mais de 80 minutos

Compartilhe
Alunos quebram recorde ao levitar bolha por mais de 80 minutos
Compartilhe

Alunos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, quebraram um recorde mundial exótico. O grupo levitou uma bolha de sabão por 84 minutos sem ela estourar, o que bateu a marca anterior por mais de uma hora.

Eles criaram a esfera usando um dispositivo de levitação acústica. O instrumento pode fazer pequenos objetos flutuarem no ar graças ao ultrassom, além de permitir a manipulação do artefato que está suspenso.

A equipe utilizou o levitador para segurar uma gota de água e sabão de alguns milímetros de diâmetro. Depois, achataram o líquido e a transformaram em uma bolha.

O grupo manteve a esfera de sabão levitando por 84 minutos. Isso é cerca de uma hora a mais do que o recorde anterior de 23 minutos e 36 segundos, alcançado por Ji Xiaoliang e Zang Duyang na Northwestern Polytechnical University de Xi’an, na China, em 2023.

Formação da bolha em câmera lenta. (Image: Dr Chris Brunt / University of Exeter)

O recorde começou em um trabalho comum

Os estudantes Boden Duffy e Joe Nightingale quebraram a marca específica de “bolha mais duradoura em levitação acústica” como parte de seu projeto de último ano. A dupla estudava a oscilação em bolhas.

“Descobrimos que muitas pessoas usaram o levitador acústico para estudar as gotículas, mas não as esferas de sabão que ele pode criar”, disse Nightingale em um comunicado

A constatação crucial que transformou o projeto em uma competição por quebrar recordes foi quando a dupla percebeu que eram bons em criar e manter as bolas de sabão. “Depois que formamos uma bolha, isso simplesmente aconteceu”, disse Duffy ao descrever o processo. “A parte mais difícil provavelmente é configurar tudo”, acrescentou Nightingale.

Levitador acústico e câmeras para registrar o evento. (Image: Dr Chris Brunt / University of Exeter)

Leia mais:

Inovação para além das bolhas

Fazer esferas de sabão duradouras pode não ser uma abordagem inovadora. Mas, o trabalho mostrou que levitadores acústicos são dispositivos versáteis que continuam a surpreender os cientistas.

“Eles são úteis em muitos campos, usados na fabricação de microchips, bem como em pesquisas científicas onde pequenos insetos, células ou gotículas podem ser levitados sob um microscópio para observação”, acrescentou o Dr. Chris Brunt.

O incrível feito da duração de uma bolha por 84 minutos foi testemunhado por um grupo de pessoas e filmado. A equipe já enviou os vídeos ao Guinness World Records, entidade responsável pelo Livro dos Recordes, para verificação oficial.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Prefeitura lança novo portal de…
CatanduvaGeral

Prefeitura lança novo portal de…

Prefeitura moderniza sistema tributário e lança novo portal de serviços on-line A...

O Papa era Jorge. E o mundo agradece
Geral

O Papa era Jorge. E o mundo agradece

A morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, provocou uma onda...

Prefeitura convida população a…
CatanduvaGeral

Prefeitura convida população a…

Prefeitura convida população a participar da elaboração do Orçamento Municipal A Prefeitura...

Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...