Segundo pesquisadores, o uso excessivo do dispositivo faz com que o cérebro não precise mais se esforçar para filtrar os sons
Os fones de ouvido com cancelamento de ruído estão conquistando cada vez mais espaço. No entanto, eles podem ter relação com o aumento dos casos de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) na Inglaterra.
De acordo com pesquisadores, o tempo excessivo de exposição a um ambiente artificialmente silencioso pode levar à perda da capacidade de distinguir sons corretamente. Além disso, pode prejudicar alguns processos cerebrais.
O TPAC é um transtorno caracterizado pela dificuldade de perceber, analisar e processar sons, incluindo sua direção, reconhecimento, fonte ou memorização. Esta condição pode afetar até mesmo pessoas com audição normal e saudável.
Dados do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido apontam para um aumento de pacientes com estas queixas auditivas, embora seus exames indiquem um sistema auditivo saudável. O problema, nesses casos, estaria na forma como o cérebro processa os sons.

Especialistas ouvidos pela BBC acreditam que fatores externos, como o uso excessivo de fones de ouvido com cancelamento de ruído, possam estar contribuindo para este cenário. Isso acontece porque o cérebro não precisa se esforçar para filtrar os sons.
Essas habilidades de escuta mais complexas e de alto nível em seu cérebro só terminam de se desenvolver no final da adolescência. Então, se você só usa fones de ouvido com cancelamento de ruído e está neste mundo falso no final da adolescência, está atrasando um pouco sua capacidade de processar a fala e o ruído.
Claire Benton, vice-presidente da Academia Britânica de Audiologia
Leia mais

Faltam evidências para comprovar a causa dos problemas
- Embora existam indícios dessa relação, os pesquisadores ressaltam que ainda não há estudos conclusivos que comprovem a teoria.
- Eles explicam que a realização de pesquisas nessa área é complexa, já que diversos fatores precisam ser considerados.
- Entre eles estão o tempo de exposição, idade do usuário, tipo de som e tecnologia de cancelamento de ruído utilizada.
- De qualquer forma, a orientação é não usar os dispositivos de forma prolongada.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente