Home Geral São Paulo declara emergência de saúde pública diante de epidemia
Geral

São Paulo declara emergência de saúde pública diante de epidemia

Compartilhe
São Paulo declara emergência de saúde pública diante de epidemia
Compartilhe

Número de casos confirmados já ultrapassa a marca de 124 mil, atingindo 225 municípios

Imagem: mycteria/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

São Paulo declarou estado de emergência em saúde pública nesta quarta-feira (19), em resposta ao surto alarmante de dengue que assola o estado.

A decisão, anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, no Instituto Butantan, reflete a gravidade da situação, com números que preocupam as autoridades e a população.

Dengue faz mais de 100 vítimas e casos disparam

O estado de São Paulo concentra 90% das mortes por dengue registradas no país, com 113 óbitos confirmados e outros 233 sob investigação. O número de casos confirmados já ultrapassa a marca de 124 mil, atingindo 225 municípios, dos quais 60 já haviam declarado emergência em nível municipal.

A incidência da doença é de 300 casos a cada 100 mil habitantes, um índice alarmante que evidencia a rápida propagação do vírus.

Mosquito da dengue
(Imagem: frank60/Shutterstock)

A situação é ainda mais crítica se comparada aos dados nacionais. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registra 131 mortes por dengue em 2025, um número preocupante que coloca o país em alerta máximo. Em 2024, a doença causou 6.216 óbitos no Brasil, sendo 2.174 somente no estado de São Paulo.

Leia mais:

São Paulo adota medidas para conter avanço da doença

Diante desse cenário, o governo estadual tomou medidas urgentes para conter a epidemia. O Centro de Operações de Emergências para as Arboviroses (COE), colegiado que reúne especialistas e autoridades, recomendou o decreto de emergência e a adoção de ações emergenciais.

Entre as medidas anunciadas, destacam-se:

  • Reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti: ampliação das ações de combate ao vetor, com intensificação da nebulização e eliminação de criadouros.
  • Aumento no repasse de recursos para atendimento: incremento de 20% no Teto MAC (Média e Alta Complexidade) para custear o tratamento de pacientes graves no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Distribuição de equipamentos e insumos: liberação de R$ 3 milhões para compra de nebulizadores e distribuição de medicamentos e itens de saúde, como sais de reidratação oral e soro fisiológico, aos municípios com dificuldades de abastecimento.
  • Intensificação das campanhas de conscientização: ampliação das ações de comunicação para alertar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito, com destaque para o portal Dengue 100 Dúvidas e a campanha São Paulo: Somos Todos Contra O Mosquito da Dengue.
  • Além da dengue, o estado de São Paulo também enfrenta um aumento nos casos de febre amarela, com 15 casos confirmados e 9 óbitos em 2025. A situação exige atenção especial, principalmente em áreas rurais e entre pessoas não vacinadas.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...