Home Geral OpenAI diz ter encontrado ferramenta de IA chinesa para vigilância
Geral

OpenAI diz ter encontrado ferramenta de IA chinesa para vigilância

Compartilhe
OpenAI diz ter encontrado ferramenta de IA chinesa para vigilância
Compartilhe

Pesquisador principal da desenvolvedora destacou que, apesar de IA possibilitar fins maliciosos, também ajuda a encontrá-los

Imagem: Pixels Hunter/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A OpenAI afirmou ter descoberto evidências de uma operação de vigilância chinesa alimentada por IA. Uma ferramenta generativa estaria sendo usada para coletar relatórios em tempo real sobre publicações anti-China em redes sociais em países ocidentais.

A suposta descoberta alimenta preocupações relacionadas ao uso da tecnologia para vigilância, hacking e outros propósitos maliciosos.

Logo da OpenAI em um smartphone
Pesquisador da desenvolvedora, Ben Nimmo destacou papel da IA em identificar usos maliciosos (Imagem: TY Lim/Shutterstock)

OpenAI afirmou ter encontrado evidências de vigilância chinesa

A OpenAI revelou que descobriu evidências de uma operação de segurança chinesa usando IA para vigilância. O país estaria monitorando publicações anti-China em mídias sociais em países ocidentais.

De acordo com o New York Times, os pesquisadores da desenvolvedora encontraram a operação, batizada de Peer Review, porque alguém que usava a ferramenta teria se baseado em parte do código da OpenAI.

Ben Nimmo, pesquisador principal da empresa, afirmou que esta foi a primeira vez que a OpenAI descobriu uma tecnologia de IA desse tipo. A suposta ferramenta de vigilância chinesa levanta preocupações sobre o uso de IA para monitoramento, hacking e outras atividades maliciosas ao redor do mundo. No entanto, ele acredita que, embora as ferramentas generativas possibilitem atividades maliciosas, também podem ajudar a identificar e interrompê-las.

hacker china
OpenAI acredita que ferramenta se baseou no Llama, da Meta (Imagem: Chebakalex7/Shutterstock)

De onde vem a ferramenta de IA chinesa?

Nimmo e sua equipe acreditam que a ferramenta de vigilância chinesa pode ter se baseado no modelo de linguagem Llama, da Meta, que é de código aberto (ou seja, qualquer um no mundo pode usar o código para criar novas tecnologias).

Em um relatório sobre usos de IA para fins maliciosos, eles também afirmam que a OpenAI descobriu uma segunda operação chinesa, batizada de Sponsored Discontent, usada para gerar publicações em inglês criticando dissidentes chineses.

Leia mais:

OpenAI lembrou que esse não é o primeiro caso

Apesar de esta ter sido a primeira operação de vigilância identificada, a OpenAI chamou atenção para outros casos de uso de IA para fins maliciosos:

  • Segundo a desenvolvedora, o mesmo grupo responsável pela ferramenta de vigilância chinesa usou tecnologias da OpenAI para traduzir artigos para espanhol criticando os Estados Unidos, e os espalhou pela América Latina;
  • Já outra operação, dessa vez baseada no Camboja, teria usado tecnologias da desenvolvedora para gerar e traduzir comentários em redes sociais envolvendo investimentos.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...