Home Educação Caso de maus-tratos em Escola infantil de Palmares Paulista gera investigação e afastamento de funcionárias
EducaçãoPalmares Paulista

Caso de maus-tratos em Escola infantil de Palmares Paulista gera investigação e afastamento de funcionárias

Compartilhe
Caso de maus-tratos em Escola infantil de Palmares Paulista gera investigação e afastamento de funcionárias
Compartilhe

A Polícia Civil de Palmares Paulista investiga um caso de maus-tratos envolvendo uma criança de 3 anos, ocorrido na última sexta-feira (4), na Escola Municipal Diego Marion, localizada no bairro Conjunto Habitacional (Cohab), em Palmares Paulista, interior de São Paulo. O menino foi encontrado amarrado com um lençol em uma cadeira dentro da sala de aula, enquanto os outros alunos estavam no recreio. O Conselho Tutelar foi acionado após a denúncia e encontrou a criança sozinha na sala, com a porta levemente encostada, conforme relatado no boletim de ocorrência.
De acordo com a conselheira tutelar, Lucilene Ferreira Faria Silva, que atendeu à ocorrência, “Nós recebemos a denúncia de maus-tratos, fomos até a escola. Nós vimos a criança, sentada na cadeira, amarrada com um lençol, sozinha, dentro da sala, enquanto outras crianças estavam no pátio no horário do intervalo.”
O pai do menino, que preferiu manter o anonimato, relatou à TV TEM que ficou profundamente chocado ao saber do ocorrido. Ele explicou que o filho tem acompanhamento neurológico devido a um possível Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ser diagnosticado com hiperatividade. “A gente coloca ela lá para ser educado, aprender e devolver, não para amarrar. A gente vai tentar resolver, mas eu não aceito que ela dê mais aula para meu filho. Eu estava muito abalado, não tive reação”, afirmou o pai.
Após o ocorrido, tanto a professora quanto a auxiliar da escola foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos. Ambas negaram a acusação de amarrar o menino, alegando que o colocaram enrolado no lençol como uma forma de corrigir seu comportamento. A professora afirmou que a criança tem comportamento hiperativo e agressivo com outros alunos e que se recusou a sair da sala durante o intervalo. Por sua vez, a auxiliar explicou que a intenção era evitar que o menino se machucasse.
Em resposta ao incidente, a Secretaria de Educação de Palmares Paulista divulgou uma nota informando que as funcionárias foram afastadas de suas funções e que um processo administrativo foi aberto para apurar os fatos.
O prefeito de Palmares, Lucas Assumção, em posicionamento público nas redes sociais nesta segunda-feira (07), ressaltou que a gestão não tolera qualquer forma de violência contra crianças e que todas as medidas legais estão sendo tomadas. “A família e a criança já estão recebendo todo o apoio psicológico necessário. Nossa gestão não compactua com qualquer ato de violência para com as nossas crianças. Portanto, todas as medidas administrativas e judiciais já estão sendo tomadas em relação às profissionais envolvidas. Entre as decisões tomadas estão a instalação de câmeras de monitoramento em todas as salas de aula para uma melhor proteção de todas as crianças. Este ato foi um ato isolado e não representa a qualidade que nossa área da educação tem para com todas as nossas crianças.”
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar os maus-tratos e o possível descumprimento do artigo 232 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que prevê detenção de seis meses a dois anos para quem submeter uma criança ou adolescente a situações de vexame ou constrangimento. O caso foi registrado como maus-tratos e gerou a abertura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que trata de infrações de menor potencial ofensivo. A investigação segue em andamento, com o objetivo de esclarecer todos os detalhes do ocorrido.

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Estudantes da rede pública do Estado de São Paulo voltam às aulas segunda, dia 03.
Educação

Estudantes da rede pública do Estado de São Paulo voltam às aulas segunda, dia 03.

Os estudantes da rede pública paulista retornaram às aulas na próxima segunda,...

Piso Salarial dos Professores é reajustado em 6,27% pelo MEC
Educação

Piso Salarial dos Professores é reajustado em 6,27% pelo MEC

Nesta sexta-feira (31), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial...

Proibição do uso de celulares nas escolas agora é Lei
EducaçãoGeralPolítica

Proibição do uso de celulares nas escolas agora é Lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, na segunda-feira (13), o...