Home Geral Bezos investe em vacina que pode frear o… aquecimento global
Geral

Bezos investe em vacina que pode frear o… aquecimento global

Compartilhe
Bezos investe em vacina que pode frear o… aquecimento global
Compartilhe

O bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon e da Blue Origin, está investindo, por meio de seu fundo Bezos Earth Fund, na criação de vacina para reduzir emissões de metano ocasionadas por arroto e pum de bovinos.

O valor dispendido para a pesquisa, liderada por pesquisadores do The Pirbright Insitute (Reino Unido), do Royal Veterinary College (RVC) (Reino Unido) e pelo laboratório de inovação agrícola neozelandês AgResearch, é de US$ 9,4 milhões (R$ 54,09 milhões, na conversão direta), segundo informações do g1.

Metano é gerado no intestino dos animais por bactérias (Imagem: Alexandre Costa Marques/Shutterstock)

Motivações para Bezos combater as mudanças climáticas

O gás metano (CH₄) é um dos que mais contribuem para o aquecimento de nossa atmosfera. Os bois produzem ele durante sua digestão.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o metano que vem do esterco e da digestão dos bovinos é quase um terço de toda a emissão global do gás.

Dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, apontam que, no Brasil, três quartos do metano produzido em 2023 veio do arroto e pum de bois.

O Global Methane Hub afirma que a redução em 45% das emissões de metano na década atual poderia resultar em resfriamento terrestre de cerca de 0,3 °C até 2040.

Leia mais:

E por que essa vacina?

  • Já há várias fazendas mundo afora (inclusive no Brasil) que usam técnicas para reduzir a produção de metano pelos bois;
  • Uma das mais conhecidas é a inclusão de produtos que diminuem a quantidade de bactérias responsáveis pela criação do gás no intestino dos animais;
  • Mas os pesquisadores que lideram o estudo alegam que tais aditivos têm eficácia variável e necessidade de fornecimento contínuo, o que é difícil de se realizar se os bovinos são criados soltos, como em nosso País.

À CNN, John Hammond, diretor de pesquisa do Instituto Pirbright, afirmou que “o atrativo de uma vacina como parte da solução é que se trata de prática amplamente adotada. Já há infraestrutura para isso e as pessoas conhecem os benefícios da vacinação para a saúde animal de forma geral“.

Logo da Bezos Earth Fund em um smartphone; ao fundo, foto de uma praia
Bezos realizou o investimento a partir de seu fundo voltado para recuperação do planeta (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Todavia, para que essa vacina obtenha eficácia, é necessário que ela induza a produção de anticorpos que inibam que as bactérias gerem o metano no estômago dos bois.

A pesquisa foi anunciada em julho pelo Instituto Pirbright e deve durar três anos, portanto, até meados de julho de 2027.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...