Companhia havia planejado lançar nesta manhã (28) seu veículo suborbital New Shepard pela 29ª vez
A Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, criador da Amazon, terá que aguardar um pouco mais para realizar sua primeira missão destinada a simular a gravidade lunar.
A companhia havia planejado lançar nesta manhã (28) seu veículo suborbital New Shepard pela 29ª vez, a partir de sua base no oeste do Texas (EUA). No entanto, dois problemas distintos impediram o lançamento no horário previsto.

“Estamos cancelando o lançamento de hoje [28]. Além das densas nuvens que monitoramos durante toda a manhã, encontramos um problema relacionado aos aviônicos do propulsor. Nova data de lançamento será anunciada em breve”, informou a Blue Origin por meio do X.
We are scrubbing today’s launch. In addition to thick clouds we've been tracking all morning, we also encountered an issue related to the booster’s avionics. New launch target forthcoming.
— Blue Origin (@blueorigin) January 28, 2025
Leia mais:
Objetivo da missão da Blue Origin
- A missão não tripulada da Blue Origin, chamada NS-29, levará 30 experimentos científicos em uma breve viagem ao Espaço suborbital. Desses, 29 têm como objetivo testar tecnologias relacionadas à exploração lunar;
- Durante a missão, a cápsula do New Shepard será girada a uma velocidade de 11 rotações por minuto, criando condições de gravidade semelhantes às da Lua por dois minutos;
- “Os experimentos irão vivenciar ao menos dois minutos de forças gravitacionais simuladas, algo inédito para o New Shepard, possibilitado em parte pelo apoio da NASA”, descreveu a Blue Origin em comunicado sobre a missão;
- “O voo testará seis áreas principais de tecnologia lunar: utilização de recursos in situ, mitigação de poeira, sistemas avançados de habitação, sensores e instrumentação, tecnologias para pequenas espaçonaves e entrada, descida e pouso”;
- Mais da metade dos experimentos a bordo da NS-29 contam com o suporte do programa Flight Opportunities, da NASA, que busca coletar mais dados sobre as condições lunares em apoio ao programa Artemis. A iniciativa visa levar humanos de volta à Lua nos próximos anos.
Embora o New Shepard seja mais conhecido como veículo para turismo espacial, 19 de seus 28 voos realizados até o momento não foram tripulados.
O último lançamento com passageiros aconteceu em 22 de novembro, levando ao espaço a divulgadora científica Emily Calandrelli, conhecida como “The Space Gal”, e outros cinco participantes.

Fonte: olhardigital.com.br
Comente