Home Geral Cabeça de cavalo e Vênus nas Imagens Astronômicas da semana
Geral

Cabeça de cavalo e Vênus nas Imagens Astronômicas da semana

Compartilhe
Cabeça de cavalo e Vênus nas Imagens Astronômicas da semana
Compartilhe

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens publicadas no site APOD Brasil. Confiram:

[ Créditos: Pea Mauro ][ Créditos: Pea Mauro ]

Na primeira imagem, a fantástica nebulosa escura da Cabeça de Cavalo, também conhecida como Barnard 33, aparece em conjunto com a nebulosa da Chama, uma nebulosa de reflexão iluminada por Alnitak, a estrela mais oriental do Cinturão de Órion. Ambas fazem parte de um grande complexo de nuvens moleculares, localizado a cerca de 1400 anos-luz de distância, na direção da Constelação de Órion. A Cabeça de Cavalo é formada por nuvens escuras que se projetam sobre a nebulosa avermelhada, formada por gases ionizados. O mesmo complexo nebular também corta ao meio a nebulosa da Chama, lhe dando um aspecto mais dramático, mas característico dessa região do céu, que é uma das preferidas por astrofotógrafos de todo o mundo.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/232 

Venus Minguante

[ Créditos: Felipe Felix do Carmo ]

Já a segunda imagem mostra um registro fabuloso do planeta mais próximo da Terra: Vênus. O nosso vizinho cósmico está se aproximando da Terra, o que facilita sua observação por alguns dias. Assim como a Lua, Vênus também apresenta fases. Por estar em uma órbita mais interna à da Terra, podemos observá-lo com diferentes iluminações e no momento, ele está em fase minguante. Entretanto, mesmo alcançando um nível de detalhes raramente observado para um equipamento amador, pouco se pode ver da superfície do planeta, coberto por nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, responsável por um efeito estufa que faz de Vênus o planeta mais quente do Sistema Solar, com uma temperatura média em torno de 461° Celsius na superfície. Vênus átualmente está visível no início das noites na direção oeste, sendo o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/227 

APOD Brasil

As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil (https://www.apodbrazil.com/), um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O APOD Brasil tem o  objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros, e de outras nacionalidades, empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo. Os interessados em contribuir com o portal APOD Brasil, e também com as Imagens Astronômicas da Semana do Olhar Espacial, podem fazer isso através do formulário disponibilizado no site: https://www.apodbrazil.com/form 

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...

Nota Oficial – Defesa Civil de…
CatanduvaGeral

Nota Oficial – Defesa Civil de…

Nota Oficial – Defesa Civil de Catanduva A Defesa Civil de Catanduva...