Home Geral Câncer de pulmão cresce entre pessoas que nunca fumaram
Geral

Câncer de pulmão cresce entre pessoas que nunca fumaram

Compartilhe
Câncer de pulmão cresce entre pessoas que nunca fumaram
Compartilhe

Pesquisa revela que, apesar da queda no tabagismo, a poluição atmosférica impulsiona o crescimento de casos em não fumantes

Imagem:
chayanuphol/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Embora o número de fumantes no mundo esteja diminuindo, o câncer de pulmão continua a ser uma das principais causas de morte, com quase 2 milhões de óbitos anuais.

Preocupantemente, novas pesquisas indicam um aumento significativo nos casos dessa doença entre pessoas que nunca fumaram, especialmente na China e em outras regiões do leste da Ásia. O estudo foi publicado no The Lancet Respiratory Medicine.

As descobertas indicam que a poluição do ar pode ser um dos principais fatores responsáveis pelo aumento do câncer de pulmão em não fumantes, com o adenocarcinoma, o tipo mais comum, sendo frequentemente associado à exposição a poluentes atmosféricos.

Leia também:

Ilustração digital de visão raio-x numa pessoa com câncer no pulmão com destaque no órgão e no tumor
Poluição atmosférica tem sido responsável por casos de adenocarcinoma em não fumantes (Imagem: Reprodução/Observatório de Oncologia)

Câncer de pulmão entre não fumantes é a quinta maior causa de morte por câncer

  • O adenocarcinoma, que começa nas glândulas do pulmão, é o tipo de câncer mais comum em não fumantes e, embora o tabagismo ainda seja um fator importante, o aumento da poluição do ar tem se mostrado um fator crescente na incidência da doença.
  • Os pesquisadores destacam que o câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram já é a quinta principal causa de morte por câncer no mundo, com maior prevalência entre mulheres e populações asiáticas.
  • Apesar da redução do tabagismo em muitos países, a poluição do ar continua a ser uma grande ameaça à saúde pública, exigindo estratégias mais eficazes para controlar tanto o uso do tabaco quanto a qualidade do ar.

As evidências reveladas nas pesquisas reforçam a necessidade urgente de continuar monitorando e combatendo as causas do câncer de pulmão, adaptando políticas públicas que enfrentem tanto os riscos do tabagismo quanto os impactos da poluição.

Enquanto se combatem os riscos do tabagismo para o câncer de pulmão, é preciso pensar em medidas também para proteger o risco de contrair a doença por meio da poluição – Imagem: africa_pink/Shutterstock

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Atenção, Catanduva e região !!
CatanduvaGeral

Atenção, Catanduva e região !!

Atenção, Catanduva e região ‼️ Está em busca de uma nova oportunidade...

Está em busca de uma oportunidade de…
CatanduvaGeral

Está em busca de uma oportunidade de…

Está em busca de uma oportunidade de emprego? 🚀 A Tereos –...

Reforma das unidades de saúde
CatanduvaGeral

Reforma das unidades de saúde

🚧Reforma das unidades de saúde 🚧 A partir desta quinta-feira, 17 de...

Entrega dos ovos de Páscoa para os alunos
GeralNovais

Entrega dos ovos de Páscoa para os alunos

Nos dias 14 e 15 de abril, a Prefeitura de Novais promoveu...