No coração de Santa Adélia, duas histórias de talento, superação e determinação estão se destacando, Yago Felicio e Eduardo Frutuoso, dois adolescentes com um passado promissor no handebol local, agora dão passos decisivos rumo a um futuro de grandes conquistas, após serem aprovados em uma seletiva do SESI de Araraquara. Com o apoio da comunidade e um trabalho consistente, ambos já fazem parte do time paulista e sonham em alcançar a Seleção Brasileira.
A trajetória de Yago no handebol começou em 13 de maio de 2022, uma emblemática sexta-feira 13. Segundo relatos do técnico Jamil Mattioli Jr, ele se aproximou timidamente do ginásio e perguntou: “Posso treinar isso aí?”. Desde o primeiro treino, ficou claro que Yago tinha um talento natural. Sua evolução como central foi rápida e marcante, e, com o tempo, ele se tornou uma peça versátil, capaz de atuar em qualquer posição. “Além de um grande atleta, Yago é dedicado, disciplinado e tem um coração enorme. Foi um privilégio treinar e dividir a quadra com ele”, destacou o técnico.
Eduardo Frutuoso chegou um pouco depois, em janeiro de 2023. Inicialmente tímido, passava os treinos na arquibancada, observando. Mas, com a insistência de Jamil, começou a participar. Apesar de começar como goleiro improvisado, Eduardo encontrou sua paixão como pivô e, com muito esforço, tornou-se um dos pilares defensivos e ofensivos da equipe. Seu comprometimento era tanto que chegava ao ginásio antes de todos e jamais faltava aos treinos. “Ele é um exemplo de dedicação. Além de atleta, é meu afilhado no handebol e me ajudava até nos treinos das categorias de base”, relembrou Jamil.
A dupla não só brilhou nos treinos e competições locais, como também integrou a equipe adulta da cidade, conquistando títulos importantes, como o bicampeonato na Jornada de Taiaçu e o título na Jornada de Pirangi. Na base, acumulam conquistas em diversas competições, como a Copa SESC, Liga SESI e os Jogos Escolares, além de ótimas colocações na Copa SP de Handebol.
Tudo isso só foi possível graças ao projeto Centro de Excelência Esportiva, uma parceria do Governo Estadual com a Prefeitura de Santa Adélia. Sob a liderança de Jamil Mattioli Jr. e seu auxiliar João Paulo Abdo, o projeto proporcionou aos jovens uma estrutura de qualidade, incluindo suporte psicológico com a especialista Alaides Franco. Essa atenção à saúde mental foi essencial para que Eduardo e Yago desenvolvessem não apenas habilidades técnicas, mas também resiliência e equilíbrio emocional.
Jamil, que idealizou o projeto desde seus tempos de faculdade, não esconde o orgulho ao ver os frutos do trabalho realizado. “Desde o início da faculdade, sonhava em criar um projeto e poder apresentar o handebol às novas gerações, gerando oportunidades para eles, tanto esportivas, quanto sociais. Eles são a prova de que o esporte muda vidas! Espero que eles sejam exemplos para as futuras gerações e que se tornem grandes atletas. Eu fico orgulhoso de ver eles colhendo os frutos de muito treino e dedicação, além de também ser eternamente grato a eles por acreditarem no processo e confiarem em mim e no meu trabalho”, declarou o, além de técnico, também Secretário de Esportes da cidade.
A aprovação no SESI de Araraquara em outubro de 2024 foi um marco na carreira dos dois atletas, que já haviam integrado a equipe no Campeonato Paulista no ano anterior. Agora, em definitivo no time, eles têm como objetivo evoluir e buscar uma vaga na Seleção Brasileira de Handebol.
Santa Adélia não poderia estar mais orgulhosa. Yago e Eduardo são exemplos vivos de que dedicação e fé nos sonhos são o caminho para o sucesso. A cidade inteira estará torcendo para que esses jovens talentos alcancem voos cada vez mais altos, inspirando novas gerações de atletas e reafirmando que, com esforço e apoio, os sonhos realmente podem se tornar realidade.
Comente