Home Geral Estudantes brasileiros brilham e vencem desafio global da NASA
Geral

Estudantes brasileiros brilham e vencem desafio global da NASA

Compartilhe
Estudantes brasileiros brilham e vencem desafio global da NASA
Compartilhe

Três equipes brasileiras estão entre as dez vencedoras do NASA Space Apps Challenge 2024, o maior hackathon do mundo, que busca soluções inovadoras para desafios na Terra e no espaço. A competição reuniu mais de 93 mil participantes de 163 países, e os nossos estudantes se destacaram entre milhares de projetos.

Organizado pela Divisão de Ciências da Terra da NASA, o evento contou com dados de 15 agências espaciais, incluindo o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Os participantes tiveram acesso a informações abertas para desenvolver propostas nas áreas de sustentabilidade, exploração espacial e impactos da atividade solar no planeta.

O tema desta edição, “O Sol Toca Tudo” (“The Sun Touches Everything”), inspirou a criação de 9.996 projetos. O Brasil marcou presença com 3.908 participantes em 50 eventos locais, promovidos por universidades e organizações de tecnologia, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, celebrou a conquista. “As equipes brasileiras abordaram temas de alta complexidade e buscam o desenvolvimento científico e social do país e do planeta. Que essa vitória inspire outros jovens!”.

Leia mais:

Projetos foram analisados pela NASA e outras agências espaciais

De acordo com a Agência Brasil de notícias, o desempenho nacional impressionou. Setenta equipes brasileiras chegaram à fase de “Indicados Globais”, que reconhece os projetos mais inovadores de cada país. Dessas, sete avançaram para a seletiva final, fase na qual apenas 40 projetos globais foram analisados por especialistas da NASA e de outras agências espaciais.

Para a coordenadora da AEB, Aline Veloso, a participação do Brasil reforça o compromisso com a inovação. “Estamos formando novos talentos e consolidando o país como protagonista no cenário internacional”.

Na fase final do hackathon, três equipes foram selecionadas entre as 10 vencedoras globais (os “Global Winners”):

Membros da equipe 42 Quakeheroes, de Maceió (AL). Crédito: Agência Brasil

Equipe: 42 Quakeheroes

Localidade: Maceió, Alagoas

Membros da equipe: Alailton José Alves Junior, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Antonio Teixeira da Matos, Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Gustavo Ferreira Tavares e Larissa Borges de Mello

Projeto desenvolvido: escrever um software para analisar dados reais das missões Apollo e da sonda InSight, em Marte, para identificar tremores sísmicos dentro do ruído.

Desafio no qual o projeto se encaixa: Detecção Sísmica no Sistema Solar

Membros da equipe Connected Earth Museum, de Campinas (SP). Crédito: Agência Brasil

Equipe: Connected Earth Museum

Localidade: Campinas, São Paulo

Membros da equipe: Riccardo Carvalho Sofer, Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Gabriel Alexander Toledo Mendes, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra

Projeto desenvolvido: criar uma maneira divertida e interativa para que os usuários se envolvam em vários conjuntos de dados sobre diferentes aspectos da Terra, explorando temas como poluição, mudanças climáticas e impacto humano.

Desafio no qual o projeto se encaixa: Imagine Nossa Terra Conectada

Membros do Team I.O., de Florianópolis (SC). Crédito: Agência Brasil

Equipe: Team I.O.

Localidade: Florianópolis, Santa Catarina

Membros da equipe: Raphael Galate Baptista Ribeiro, Frank Mendes Rolim, Victoria Moraes, Jan Felix Koeppen, Ryan Zernach

Projeto desenvolvido: criar um mapa que incorpore dados científicos abertos para explorar como um problema em sua comunidade é moldado pela geografia física circundante. Talvez você esteja preocupado com áreas residenciais com pouco acesso a alimentos saudáveis e acessíveis ou queira analisar a localização dos supermercados em seu bairro? Ou talvez você queira explorar os impactos da poluição no abastecimento de água local? Há muito espaço para oportunidades – tudo o que precisa fazer é mapeá-lo!

Desafio no qual o projeto se encaixa: Community Mapping

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Mais um ciclo de nebulização noturna…
CatanduvaGeral

Mais um ciclo de nebulização noturna…

🦟 Mais um ciclo de nebulização noturna começa hoje 🚨 O trabalho...

Saúde premiada
CatanduvaGeral

Saúde premiada

Saúde Premiada Reconhecimento! Catanduva recebeu duas premiações no 38º Congresso dos Secretários...

Prefeitura lança novo portal de…
CatanduvaGeral

Prefeitura lança novo portal de…

Prefeitura moderniza sistema tributário e lança novo portal de serviços on-line A...

O Papa era Jorge. E o mundo agradece
Geral

O Papa era Jorge. E o mundo agradece

A morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, provocou uma onda...