Home Educação Estudantes da rede pública do Estado de São Paulo voltam às aulas segunda, dia 03.
Educação

Estudantes da rede pública do Estado de São Paulo voltam às aulas segunda, dia 03.

Compartilhe
Estudantes da rede pública do Estado de São Paulo voltam às aulas segunda, dia 03.
Compartilhe

Os estudantes da rede pública paulista retornaram às aulas na próxima segunda, 03 de fevereiro. Nesta última semana, professores e equipe gestora de todas as escolas no Estado se reuniram por três dias para que todas as orientações da Secretaria Estadual da Educação fossem repassadas e para que as escolas planejassem o retorno do ano letivo.
A novidade para este ano foi a notícia que vem circulando desde o final do ano passado sobre a proibição do uso de celulares nas dependências das escolas por parte dos estudantes, durante todo o período de aula. Para que isso acontecesse, leis foram criadas pelo governo do Estado de São Paulo e pelo Governo Federal. Pelo texto das leis 15.100/2025 (Federal) e Lei 293/2024 (Estadual), o estudante só poderá fazer uso de celulares diante de necessidades específicas ou em caso de alguma atividade proposta pelo professor.
Esta decisão gerou uma série de debates na sociedade, já que alguns grupos questionaram as leis e até organizaram manifestos na internet contra a proibição do celular. Porém, quando você observa as pesquisas realizadas por especialistas em educação no mundo todo, a falta de concentração na sala de aula causada pelo uso do celular, cria uma barreira para que o estudante possa desenvolver sua capacidade de aprendizagem. Países mais desenvolvidos como Finlândia, Holanda, França, Espanha e Suíça, por exemplo, já proibiram o celular nas escolas.
Fato é que decisões como esta representam uma reflexão sobre como os estudantes vinham fazendo uso de aparelhos de celular nas escolas. Já que primeiro houve uma tentativa de conscientização para que o uso fosse feito na medida correta, ou seja, fora da sala de aula, para que ele desenvolvesse com mais facilidade e aprofundasse mais os temas trabalhados pelos professores. Considerando que esta conscientização não foi aceita ou acatada por parte dos estudantes, esta postura dentro da sala de aula resultou em leis que proibissem seu uso. Compete agora aos pais, estudantes, escolas e sociedade em geral, refletirem melhor sobre as ações e formas e pensamento que estão sendo defendidas nos últimos tempos. A sociedade passa a ser mais controlada por leis na medida em que o ser humano perde a capacidade de manter a organização social e a harmonia, garantindo assim, um ambiente adequado para todos.

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Piso Salarial dos Professores é reajustado em 6,27% pelo MEC
Educação

Piso Salarial dos Professores é reajustado em 6,27% pelo MEC

Nesta sexta-feira (31), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial...

Proibição do uso de celulares nas escolas agora é Lei
EducaçãoGeralPolítica

Proibição do uso de celulares nas escolas agora é Lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, na segunda-feira (13), o...

Curso de Farmácia da Unifipa está com vagas para 2025
Educação

Curso de Farmácia da Unifipa está com vagas para 2025

O vestibular tem inscrições gratuitas, provas remotas e diversas formas de ingresso....