Home Geral Exploradores descobrem maior lago termal subterrâneo do mundo
Geral

Exploradores descobrem maior lago termal subterrâneo do mundo

Compartilhe
Exploradores descobrem maior lago termal subterrâneo do mundo
Compartilhe

Uma equipe de cientistas da República Checa encontrou o maior lago termal subterrâneo do mundo em uma caverna no sul da Albânia. Eles haviam encontrado o local em 2021, mas voltaram em 2024 para realizar as medições e constatar aquele como maior corpo hídrico de seu tipo no planeta até o momento.

A Neuron Foundation, uma organização que promove a pesquisa por cientistas checos, financiou a exploração. Em homenagem à instituição, os pesquisadores chamaram o lago de “Neuron”.

“Para que a ciência checa apresentasse esta descoberta fenomenal, foi necessário realizar pesquisas científicas e medições precisas”, disse Marek Audy, explorador de cavernas que liderou ambas as expedições, em um comunicado.

A equipe de Audy descobriu a câmara escondida pela primeira vez quando exploravam a região de fronteira entre e Albânia e a Grécia. Este local esteve sujeito a tensões políticas há décadas, por isso, tem poucas pesquisas realizadas e um grande campo ainda a ser estudado.

O aquecimento do lago é feito por processos geotérmicos dentro da crosta terrestre. (Imagem: Neuron Foundation)

Ao analisar a região em torno da cidade de Leskovik, do lado albanês, o grupo avistou uma enorme coluna de vapor vindo de uma cordilheira. Após uma inspeção mais detalhada, eles viram que a nuvem subia de um abismo com mais de 100 metros de profundidade.

Os pesquisadores desceram o poço e encontraram um enorme sistema de cavernas. Ao seguirem, avistaram também algumas fontes termais e um grande lago.  

“Durante a nossa exploração inicial, criamos um mapa básico utilizando o nosso equipamento e imediatamente percebemos que havíamos descoberto algo extraordinário”, disse o fotógrafo e membro da expedição Richard Bouda à Euronews.

Uma nova oportunidade de estudar o lago

No ano passado, com financiamento da Neuron Foundation, o grupo retornou ao local. Dessa vez, levaram um scanner Lidar, instrumento de sensoriamento remoto que usa um laser para medir distâncias e criar modelos 3D, para mapear a área com detalhes.

Os resultados indicam que o lago contém 8.335 metros cúbicos de água, o equivalente a cerca de 3,5 piscinas olímpicas. Além disso, ele mede 138 metros de comprimento e 42 m de largura.

Equipe de pesquisadores no lago termal da Albânia
A equipe de Audy levou três anos até poder estudar o local. (Imagem: Neuron Foundation)

Leia mais

Audy disse ao National Geographic CZ que a equipe pretende retornar ao Lago Neuron no futuro para ir mais fundo em seus estudos. “É algo que pode ter um enorme impacto na compreensão dos ecossistemas subterrâneos e dos processos geológicos”, disse ele.

“Queremos observar outras partes da caverna, aprender mais sobre a geologia e a biologia desta área”, conclui o explorador.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...