Home Geral Governo Trump articula plano para manter TikTok no ar nos Estados Unidos
Geral

Governo Trump articula plano para manter TikTok no ar nos Estados Unidos

Compartilhe
Governo Trump articula plano para manter TikTok no ar nos Estados Unidos
Compartilhe

O governo Trump planeja manter o TikTok no ar nos Estados Unidos por meio de parceria entre Oracle e investidores internos. Pelo menos, é o que fontes revelaram à NPR. O plano é permitir que a Oracle supervisione o algoritmo, a coleta de dados e as atualizações do aplicativo. Já a empresa dona da rede social – a chinesa ByteDance – manteria participação minoritária.

Isso significaria que investidores estadunidenses teriam participação majoritária no TikTok. Enquanto negociações e articulações se desenrolam, o aplicativo do TikTok continua em aparecer nas lojas da Apple (App Store) e do Google (Play Store) – como apontado pelo Olhar Digital nesta matéria. Mas a Oracle mantém seu suporte ao aplicativo. Por isso, usuários ainda conseguem abrir, navegar e postar no TikTok nos EUA.

Plano de Trump é colocar Oracle para supervisionar ‘o que está acontecendo no TikTok’ nos EUA

“O objetivo é que a Oracle monitore e forneça supervisão sobre o que está acontecendo no TikTok“, disse uma das pessoas envolvidas nas negociações, sob condição de anonimato, à NPR. “A ByteDance não desapareceria completamente, mas minimizaria a posse chinesa.”

Pessoa segurando, com a ponta dos dedos de maneira parecida a uma pinça, um celular com a logomarca do TikTok na tela na frente de uma bandeira dos Estados Unidos
Futuro do TikTok nos EUA ainda é incerto; negociações continuam (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Funcionários da Oracle e da Casa Branca participaram de reunião na última sexta-feira (24). O assunto: um possível acordo. E outra reunião está agendada para esta semana, segundo a fonte envolvida nas negociações.

  • A fonte também afirmou que a Oracle está interessada numa participação no TikTok “na casa dos bilhões de dólares”, mas o restante do acordo ainda está em aberto.

Quando perguntado sobre as negociações com a Oracle no Air Force One, na noite de sábado (25), Trump negou que estivesse em discussões com Larry Ellison, da Oracle, sobre a aquisição do TikTok.

Porta-vozes da Microsoft e do Walmart – outras empresas cotadas para participarem das negociações – se recusaram a comentar sobre o assunto. O TikTok, a Oracle e a Casa Branca não responderam a solicitações de comentário feitas pela NPR.

Leia mais:

Outra empresa está de olho em ‘herdar’ público do TikTok nos EUA

O Substack está entrando na competição pelo público do TikTok, que tem futuro incerto nos Estados Unidos, com o lançamento de um fundo de US$ 20 milhões, visando atrair criadores de conteúdo de vídeo, áudio e texto.

substack
Substack também está de olho no público do TikTok nos EUA (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

A empresa, inicialmente focada na assinatura de newsletters, aceita conteúdos de vídeo, texto ou podcasts em seu ecossistema, e promete que os criadores não perderão receita ao migrar para a plataforma e oferecerá suporte estratégico, comercial e acesso antecipado a novos recursos.

Saiba mais sobre a nova iniciativa do Substack nesta matéria do Olhar Digital.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Carreta “Nossa Energia”
CatanduvaGeral

Carreta “Nossa Energia”

🚛⚡ A Carreta “Nossa Energia” da Energisa está chegando em Catanduva ⚡🚛...

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...