Home Geral IA tem ajudado indústria farmacêutica, mas há longo caminho a percorrer
Geral

IA tem ajudado indústria farmacêutica, mas há longo caminho a percorrer

Compartilhe
IA tem ajudado indústria farmacêutica, mas há longo caminho a percorrer
Compartilhe

Empresas como Genentech e AstraZeneca estão utilizando IA para acelerar o desenvolvimento de tratamentos, mas enfrentam desafios operacionais

Imagem: raker/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Ao licenciar o medicamento experimental vixarelimab da Kiniksa Pharmaceuticals, a empresa de biotecnologia Genentech acreditava ter encontrado uma solução promissora para doenças pulmonares. No entanto, foi uma plataforma de inteligência artificial (IA) que revelou que o medicamento também poderia ser eficaz no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

Aviv Regev, vice-presidente da Genentech, explicou que a descoberta foi baseada em dados e algoritmos, sem a necessidade de experimentos tradicionais em laboratório.

Apesar disso, especialistas alertam que a adoção de IA na indústria farmacêutica ainda está em estágio inicial e levará anos para atingir seu potencial máximo, conforme revela o Wall Street Journal.

Leia mais:

IA ajudou a descobrir que medicamento para problemas no pulmão era eficaz também contra doenças inflamatórias intestinais – Imagem: Shutterstock/LALAKA

Investimento farmacêutico em IA

  • Várias grandes empresas farmacêuticas estão investindo mais na IA para acelerar e otimizar o desenvolvimento de medicamentos.
  • Em 2023, pelo menos 67 ensaios clínicos utilizaram IA para descobrir, projetar ou reaproveitar moléculas e doenças, em comparação com 40 em 2022.
  • A AstraZeneca, por exemplo, reduziu o tempo de design de moléculas de anos para meses, enquanto a GSK vê potencial na IA para otimizar desde a seleção de alvos genéticos até a personalização de tratamentos.

Embora a tecnologia tenha grande potencial, as empresas enfrentam desafios como a falta de dados adequados, a necessidade de profissionais qualificados e obstáculos culturais e operacionais, como a estrutura hierárquica do setor.

Para superar esses obstáculos, várias farmacêuticas formaram parcerias com especialistas em IA, como OpenAI, Owkin e Isomorphic Labs.

inteligência na saúde
Apesar do impacto que IA já causa na indústria farmacêutica, ainda há obstáculos a se superar para a atuação desta tecnologia no ramo ser mais relevante – Imagem: Shutterstock/Somkid Thongdee

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Carreta “Nossa Energia”
CatanduvaGeral

Carreta “Nossa Energia”

🚛⚡ A Carreta “Nossa Energia” da Energisa está chegando em Catanduva ⚡🚛...

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...