Tudo sobre Estados Unidos
Usuários do Instagram e Facebook têm alegado que passaram a seguir de maneira automática as páginas do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do seu vice, J. D. Vance. O que tem circulado é que a Meta, dona das redes sociais em questão, teria forçado os usuários a seguirem as páginas.
O que aconteceu: as pessoas seguiam, na verdade, as páginas voltadas aos cargos – @potus (presidente dos Estados Unidos) e @vp (vice-presidente dos Estados Unidos). Em outras palavras, elas não seguiam os democratas Joe Biden e Kamala Harris. Seguiam seus respectivos cargos.
Com a posse de Trump, na segunda-feira (20), naturalmente os ocupantes dos cargos mudaram nas páginas. O que alguns usuários têm mencionado é que voltaram a seguir as páginas automaticamente após terem escolhido parar de seguir elas.
Um dos exemplos notáveis foi mostrado pela cantora Demi Lovato. “Eu parei de seguir esse cara duas vezes hoje”, escreveu a artista, numa Story. “Que negócio sombrio, Meta.”

Confira abaixo outros exemplos de reclamações de usuários pinçadas pelo Olhar Digital no X (antigo Twitter):
Not Instagram (META) forcing us to follow Donald Trump. While I think it’s important to follow the president to stay informed about what’s coming, it should still be my decision, right? pic.twitter.com/2riyZqn1h4
— Matt (@matheussheridan) January 22, 2025
Make sure yall go on ahead and unfollow the VP AND POTUS page on instagram they switched it to trump and jd Vance ugly ass pic.twitter.com/nwJlAg04GR
— Raggedy Ann ➐ (@realraggedyback) January 21, 2025
A meta me colocou seguindo a conta do trump no instagram e não dá pra dar unfollow. Eu não segui ele, não concordo com absolutamente nada que esse cara faz e nem americana eu sou. Ridículo isso.
— Dani 🌻 GOT7 COMEBACK (@imsunlix) January 22, 2025
Leia mais:
O que diz a Meta

A Meta negou que usuários tenham sido obrigados a seguir os perfis. E explicou que o conteúdo neles é alterado na transição entre presidentes. Além disso, a big tech reiterou que as contas são gerenciadas pela Casa Branca.
- Para reforçar: as pessoas não seguiam as páginas de Biden e Kamala; elas seguiam as páginas dos seus respectivos cargos – que, agora, têm ocupantes diferentes (Trump e Vance, respectivamente).
Além disso, a empresa alegou que “pode demorar um tempo até que os pedidos para seguir ou deixar de seguir sejam efetivados” enquanto a transição acontece. Em outras palavras, leva tempo para unfollows às páginas em questão passarem a valer.
As informações mencionadas acima constam numa postagem do porta-voz da Meta Andy Stone no Threads, outra rede social da empresa, sobre o assunto. Confira abaixo a postagem na íntegra:
“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram para o Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-Dama. Essas contas são geridas pela Casa Branca, portanto, com uma nova administração, o conteúdo dessas Páginas muda. Este é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode demorar algum tempo até que os pedidos para seguir e deixar de seguir sejam aprovados à medida que estas contas mudam de mãos.“
Fonte: olhardigital.com.br
Comente