Na noite desta sexta-feira (10), o Ministério da Fazendo publicou um texto desmentindo os rumores de que haveria uma taxação sobre o Pix.
A motivação da criação dessa fake news foi um anúncio vindo da Receita Federal, que visa monitorar as transações via Pix acima de 5 mil reais para pessoas físicas. Perante todos esses rumores, o governo reforçou, através de um pronunciamento de Fernando Haddad e do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que não haverá qualquer tipo de taxação das transferências.
“A Receita Federal não tem nenhum interesse em saber o detalhamento, quantos Pix você recebeu e quem passou para você ou onde você gastou seu dinheiro. Nada disso é informado.” Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal
Em suma, o objeto desta iniciativa é conter fraudes fiscais. A nota do Ministério da Economia afirma ainda que o sigilo bancário não será alterado.
Graças ao avanço linear da internet e da propagação cada vez maior e mais rápida de notícias, se torna comum que pessoas má intencionadas espalhem notícias sem nenhum tipo de embasamento, baseados sempre no seu próprio ponto de vista e com o intuito de criar mais guerras políticas.
Por isso, é importante relembrar a você, caro leitor, quesempre cheque se a fonte é confiável antes de compartilhar alguma notícia que chegar até você. Não é sobre posicionamento político, é sobre estarmos unidos por um País melhor, mais avançado e muito bem informado!
Comente