Home Geral mulheres em destaque no Olhar Espacial
Geral

mulheres em destaque no Olhar Espacial

Compartilhe
mulheres em destaque no Olhar Espacial
Compartilhe

A União Astronômica Internacional (IAU) desenvolveu o projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, que apoia eventos que reconhecem o papel das mulheres no avanço da ciência e incentiva todas, dentro e fora do espectro de gênero, a considerar carreiras voltadas ao espaço.

Esse projeto está ativo ao longo de todo ano, com foco especial entre duas Jornadas Internacionais adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU): o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro (que completa 10 anos em 2025), e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. 

Como parte dessa iniciativa, o Programa Olhar Espacial vai dedicar quatro sextas-feiras à participação feminina na astronomia, recebendo a cada edição uma astrônoma experiente para um bate papo com uma jovem com interesse em seguir carreira na ciência. 

Maria Gabriela Gomes é uma das duas convidadas do Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (14). Crédito: Arquivo pessoal

E a dupla desta sexta (16), que abre essa série, é formada por Maria Gabriela Gomes,  graduada em Física e atualmente mestranda em Física de Partículas Experimental na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em colaboração com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Sua pesquisa envolve a análise de dados do experimento Compact Muon Solenoid (CMS), um dos principais detectores do Grande Colisor de Hádrons (LHC). Em 2024, ela contribuiu para a atualização do sistema de múons do CMS, participando da montagem e dos testes de detectores de câmara resistiva (IRPC) no CERN.

Junto com ela, estará Eloá Gabrielly, 12 anos, estudante do Ensino Fundamental II no colégio Renovação, em Alagoinhas, na Bahia, jovem que se diz apaixonada por astronomia e tudo que envolve o espaço sideral.

O programa também recebe Eloá Gabrielly, estudante da Bahia apaixonada por astronomia. Crédito: Arquivo pessoal

Elas vão tratar de um tema que foi muito falado nos últimos dias: a detecção da partícula fantasma mais energética já observada – um neutrino que viajou quase à velocidade da luz e possui 30 vezes mais energia que qualquer outro já registrado.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.



Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...