Home Geral Nuvem de poeira do Saara atinge a Itália e deixa céu amarelado
Geral

Nuvem de poeira do Saara atinge a Itália e deixa céu amarelado

Compartilhe
Nuvem de poeira do Saara atinge a Itália e deixa céu amarelado
Compartilhe

Imagens obtidas por um dos satélites do sistema Copernicus, uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Comissão Europeia (CE), revelam uma grande nuvem de poeira originada no deserto do Saara, na África, que percorreu milhares de quilômetros até atingir a Itália. 

O registro foi feito na segunda-feira (2), quando uma forte rajada de vento, impulsionada por um ciclone formado sobre o continente africano, transportou a poeira até a Sicília e a Calábria, no sul da Itália.

A nuvem cobriu os céus de várias cidades, que ficaram amarelados, prejudicando a visibilidade em algumas regiões. Serviços de meteorologia locais emitiram alertas sobre a baixa qualidade do ar devido à alta concentração de poeira na atmosfera, que pode causar problemas respiratórios.

Embora o fenômeno tenha chamado atenção, nuvens de poeira vindas do Saara não são raras na Europa. O clima do deserto, com ventos fortes em determinados períodos do ano, favorece a suspensão de grandes quantidades de poeira no ar. Essas partículas podem seguir o fluxo da atmosfera e alcançar diferentes partes do continente vizinho. 

Leia mais:

Nuvem de poeira do Saara ajuda a Floresta Amazônica

Em algumas ocasiões, as nuvens podem cruzar o Atlântico e chegar até a América Central, América do Norte e até áreas do norte da América do Sul.

Além de causar impacto nas condições climáticas e de saúde em várias regiões, a poeira do Saara tem um efeito curioso sobre a Floresta Amazônica. Um estudo realizado em 2022, com dados da NASA, revelou que as partículas de poeira, especialmente o fósforo presente nelas, são benéficas para a vegetação da Amazônia. 

Satélite da NASA rastreia poeira do Saara para a Amazônia em 3D. Crédito: NASA Goddard/YouTube

Anualmente, cerca de 22 mil toneladas de fósforo da poeira do Saara chegam à floresta, contribuindo para o crescimento de várias espécies de plantas e, consequentemente, para a fauna local. Este fenômeno natural, portanto, desempenha um papel fundamental no ecossistema da maior floresta tropical do mundo.



Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...