As estruturas do castelo, localizado em Milão, na Itália, passaram mais de 500 anos em absoluto segredo e agora finalmente foram encontradas
Leonardo da Vinci foi um cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Ele é considerado uma das personalidades mais geniais da história humana.
E mesmo tanto tempo depois, o artista renascentista continua surpreendendo. A partir de análises de esboços de da Vinci, pesquisadores da Universidade Politécnica de Milão (PoliMi) comprovaram a existência de uma rede de túneis “secretos” no Castello Sforzesco.
Passagens secretas serão recriadas digitalmente
A descoberta aconteceu após a utilização do radar de penetração no solo (GPR) e scanners a laser para mapear as estruturas subterrâneas do castelo. As imagens revelaram cavidades e corredores escondidos a pelo menos um metro da superfície.

Agora, os pesquisadores querem criar um gêmeo digital do Castello Sforzesco. A ideia é desenvolver um modelo digital que não apenas mostre a aparência atual da histórica construção, mas que também permita explorar o passado, revelando estruturas antigas que não são mais visíveis.
A partir dos “caminhos desconhecidos”, a expectativa é conseguir reconstruir todas essas passagens secretas que fazem parte da história de Milão. Com o uso de modelos 3D, os mapas altamente detalhados poderão tornar as visitas locais mais interessantes, ainda mais quando se considera que alguns desses túneis são inacessíveis no momento.
Leia mais

Da Vinci se interessou pela arquitetura do castelo
- O Castello Sforzesco foi construído no século XV e fica sob as ruínas do Castello di Porta Giovia.
- O trabalho foi comandado por Francesco Sforza, que viria se tornar duque de Milão.
- As obras contaram com grandes artistas da época, incluindo o arquiteto Donato Bramante e o pintor Bernardino Zenale, além, é claro, de Leonardo da Vinci.
- Além das pinturas, algumas que podem ser vistas até hoje, o artista renascentista também fez esboços de passagens subterrâneas construídas para fins militares sob a muralha externa do castelo.
- Estas estruturas passaram mais de 500 anos em absoluto segredo e agora finalmente foram encontradas.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente