Home Geral Placa oceânica antiga pode estar afundando
Geral

Placa oceânica antiga pode estar afundando

Compartilhe
Placa oceânica antiga pode estar afundando
Compartilhe

Um estudo publicado recentemente na revista Solid Earth fez uma revelação importante: uma placa oceânica antiga pode estar afundando. Essa placa, que fica entre o Irã, Iraque e Turquia, está afetando o movimento sob a superfície da Terra e pode mudar o relevo da região.

A equipe acredita que o motivo seja o peso dos sedimentos depositados nas depressões das Montanhas Zagros.

Região onde ficam as Montanhas Zagros (Imagem: Solid Earth/Reprodução)

Placa oceânica antiga está se quebrando

Durante milhões de anos, as placas continentais árabe e eurasiana se movimentaram uma em direção a outra. Com o tempo, o leito marinho subterrâneo que ficava entre elas, chamado de placa oceânica Neotethys, se aprofundou na Terra para dar espaço para as duas. Quando elas finalmente colidiram, as bordas se amassaram e se ergueram, dando origem ao que hoje são as Montanhas Zagros, uma cordilheira que abrange Iraque, Irã e sudeste da Turquia.

Isso teve uma consequência. O peso dessas montanhas faz com que a superfície da Terra se curve abaixo delas, formando depressões que se enchem de sedimentos. A pesquisa descobriu que essas depressões, que atualmente têm de 3 a 4 quilômetros, são mais profundas do que eles sabiam, com um peso ainda maior de sedimentos.

Inclusive, segundo Dr. Renas Koshnaw, autor principal do estudo, em uma declaração, a depressão é muito maior do que a montanha poderia causar.

Ilustração mostra a dinâmica de elevação e afundamento das placas arábe e da Eurásia
Dinâmica das placas tectônicas da região, que levaram ao surgimentos das Montanhas Zagros (Imagem: Solid Earth/Reprodução)

Qual a consequência disso?

  • O peso das Montanhas Zagros e dos sedimentos nas depressões estão afundando a placa oceânica, que acaba puxando para baixo a superfície da Terra;
  • Outra consequência é que, quanto mais a região afunda, mais há espaço para os sedimentos se alocarem… e o peso aumenta cada vez mais;
  • De acordo com Koshnaw, em direção àTurquiaa, a depressão com os sedimentos é mais rasa, sugerindo que a placa oceânica já se quebrou.

Leia mais:

Segundo o IFLScience, é possível que a placa oceânica Neotethys realmente esteja afundando no manto da Terra – e o peso tende a reforçar esse processo até que ela se quebre.

Essas observações ajudam a entender o funcionamento do interior do nosso planeta. Agora, os cientistas esperam seguir estudando como os processos internos moldam as características geológicas e o relevo da superfície.

Vale lembrar que esses processos, incluindo a mudança na paisagem devido a um possível afundamento, levam tempo. Muito tempo.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...