A Toyota registrou em novembro sua décima queda mensal consecutiva na produção global, mesmo com um crescimento expressivo nas vendas, impulsionado principalmente pelos mercados americano e chinês. Os números divulgados nesta quarta-feira (25) mostram uma redução de 6,2% na produção em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 869.230 veículos.
A redução na produção foi mais acentuada que a queda de 0,8% observada em outubro, evidenciando os contínuos desafios enfrentados pela montadora. Nos Estados Unidos, a produção diminuiu 11,8%, apesar da retomada da fabricação dos modelos Grand Highlander e Lexus TX após uma paralisação de quatro meses.
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No mercado chinês, a Toyota conseguiu amenizar suas perdas. A queda na produção foi de apenas 1,6%, uma melhora significativa em relação ao declínio de 9% registrado no mês anterior. Este resultado positivo foi impulsionado pelo aumento nas vendas locais dos modelos Granvia e Sienna, além do sedã elétrico bZ3, desenvolvido em parceria com a BYD.

Em resposta ao crescimento das marcas chinesas, especialmente a BYD, a Toyota planeja estabelecer uma fábrica independente em Xangai. Segundo o jornal Nikkei, a unidade deve iniciar a produção de veículos elétricos da marca de luxo Lexus por volta de 2027, demonstrando o compromisso da empresa com a eletrificação.
No Japão, base de aproximadamente um terço da produção global da Toyota, a queda foi de 9,3% em novembro, parcialmente devido a uma paralisação de dois dias nas fábricas de Fujimatsu e Yoshiwara. As vendas globais, por outro lado, registraram um aumento de 1,7%, atingindo 920.569 veículos, um recorde histórico para o mês.

Queda acumulada de 2024 da Toyota
No acumulado de janeiro a novembro, a produção global da Toyota apresentou uma redução de 5,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando aproximadamente 8,75 milhões de veículos. As vendas globais também registraram uma queda de 1,2% no período.
Fonte: olhardigital.com.br
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