Quem tem ou já teve cachorro sabe o quão difícil pode ser treinar o seu pet. É claro que existem profissionais muito bem capacitados para adestrar o seu cão. Agora, se você quer fazer isso por conta própria, e é um tutor de primeira viagem, você muito provavelmente vai sofrer um pouco.
Cães são criaturas cheias de energia e com muito amor para dar, mas não é tão simples ensiná-los a buscar uma bolinha ou a levantar uma pata. Ou mostrar o lugar ideal para ele fazer suas necessidades.
Leia mais
A comunicação entre espécies é, obviamente, desafiadora. Não existe um tradutor simultâneo nem uma Inteligência Artificial capaz de decifrar os latidos. Uma nova pesquisa, porém, parece ter descoberto a melhor maneira de você transmitir instruções para o seu cachorro.
E a estratégia é a mais simples possível!
Olhar fixamente
- Um estudo da Universidade de Viena revelou que a melhor abordagem é o olhar fixo.
- E que esse olhar tem um efeito ainda melhor se acompanhado de um gesto apontando para o objeto desejado.
- Ou seja, caso você queira ensinar o lugar certo para o seu pet fazer xixi, o ideal é que você olhe para esse local e aponte para ele ao mesmo tempo.
- Isso, segundo o artigo científico, prende a atenção do animal.
- Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores colocaram capacetes de rastreamento ocular nas cabeças de 20 cães de diferentes raças.
- Tinham vira-latas, staffordshire terriers, pastores australianos e poodles.
- Cada um desses cães ficou em frente a um cientista de joelhos – e entre eles havia dois potes diferentes: um com um petisco escondido e outro sem nada.
- Os animais foram expostos a 5 cenários diferentes, 6 vezes cada um.
- Os profissionais apontavam para a tigela enquanto olhavam para o cachorro, ou apontavam e olhavam para a tigela ao mesmo tempo.
- Eles ainda olhavam apenas para a tigela ou faziam aquela brincadeira clássica de fingir jogar uma bola na direção da tigela.
- O cérebro dos cães teve a reação mais atenta quando os cientistas olharam e apontaram para a tigela.
- Em contrapartida, o pior resultado foi o da brincadeira da bolinha imaginária.
- Você pode ler a pesquisa na íntegra na revista Proceedings of the Royal Society B.

A inteligência dos cães
Quem tem pet em casa sabe que esses bichinhos são muito inteligentes. E esse novo estudo reforça ainda mais essa tese. Para os pesquisadores, os testes demonstraram que os cachorros seguem sinais de comunicação referenciais humanos, em vez de simplesmente sinais direcionais.
Traduzindo: para os cientistas, eles conseguiram entender o significado da informação que estavam recebendo, e não apenas correram na direção para onde os pesquisadores estavam apontando.
Vale destacar que, apesar da opinião dos cientistas, os próprios autores do estudo afirmam que ainda é cedo para cravar qualquer coisa sobre a inteligência desses animais.
“O quanto os cães entenderam o que estava acontecendo ainda é uma questão em aberto”, disse Christoph Voelter, médico veterinário da Universidade de Viena e principal autor do artigo. “É para eles mais como uma diretiva imperativa para ir a algum lugar? Ou eles entendem isso mais de uma forma comunicativa?”, indagou o cientista.
A equipe defende agora a realização de novos estudos para compreender melhor o funcionamento do cérebro dos cachorros. Independentemente do resultado, quem é tutor saber: além de ótimos amigos, eles são, sim, inteligentes. Agora cabe à ciência definir o quanto.
As informações são do Science Alert.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente