A casa teria pertencido ao rei Harold Godwinson e foi localizada com a ajuda de um artefato da Idade Média
Um artefato da Idade Média ajudou a encontrar o local de uma residência que teria pertencido a Harold Godwinson, o último rei anglo-saxão da Inglaterra. A construção fica em Bosham, no litoral de West Sussex.
A descoberta aconteceu após análises conduzidas por uma equipe das universidades de Newcastle e Exeter, no Reino Unido. Os pesquisadores concluíram que o local era um importante centro de poder retratado na Tapeçaria de Bayeux.
Casa real aparece no artefato medieval
O artefato medieval mostra Bosham em duas ocasiões. Na primeira, como local de um banquete luxuoso oferecido por Harold antes de sua viagem à França. Mais tarde, reaparece no retorno do rei ao mesmo local.

Até hoje, no entanto, a localização exata da residência real permanecia incerta. Agora, estudos detalhados de uma propriedade privada no vilarejo confirmaram sua ligação com o passado anglo-saxão. Entre as evidências encontradas estão duas construções medievais, sendo uma integrada à casa atual e outra no jardim.
Além disso, uma latrina descoberta em escavações realizadas em 2006 revelou características típicas de residências de elite do século X, fortalecendo a teoria de que a propriedade pertencia ao rei Harold. As conclusões foram descritas em estudo publicado no The Antiquaries Journal.
Leia mais

Tapeçaria de Bayeux retrata acontecimentos do século XI
- Exposta no Museu de Bayeux, na região da Normandia, na França, a Tapeçaria de Bayeux é um rolo de pano de linho com bordado de lã.
- O primeiro registro do material aconteceu em 1476, como parte do inventário da Catedral de Bayeux, mas sabe-se que a obra de arte é muito mais antiga.
- De acordo com pesquisadores, ela teria sido criada na década de 1070, sendo encomendada pelo bispo Odo, um parente próximo de Guilherme, o Conquistador.
- O objetivo era comemorar o sucesso da conquista normanda da Inglaterra.
- Composta por 58 cenas costuradas no pano de linho em diferentes cores de lã, a obra de arte medieval mede quase 70 metros de comprimento e 50 centímetros de altura.
- Ela retrata alguns episódios ocorridos entre 1064 e 1066.
- Cada um destes momentos é acompanhado por uma legenda em latim.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente