Corinthians 2 x 0 Mirassol – O Corinthians venceu o Mirassol na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Paulistão. Com o resultado, o Timão carimbou vaga na semifinal da competição. O Timão mudou a dupla de zaga — colocando Gustavo Henrique e Félix Torres — e teve Romero no lugar de Rodrigo Garro. O esquema 4-3-3 funcionou muito bem, com o camisa 11 fazendo uma boa partida pela ponta esquerda e infiltrando na área adversária. Inclusive, foi dele o primeiro gol dos donos da casa, em mais uma assistência de Memphis Depay pelo alto. Porém, dois fatores decisivos para o Corinthians ir ao intervalo com 1×0 de vantagem no placar: calma e bola no chão. Ao contrário do que o Timão apresentou na última quarta-feira, contra a Universidad Central da Venezuela, pela Libertadores, neste domingo buscou equilíbrio entre defesa e ataque. Sem tentar acelerar todas as jogadas, a equipe alvinegra teve posse de bola e envolveu o Mirassol no ataque. Na segunda etapa, o time de Ramón Díaz controlou melhor os espaços no campo de defesa e apostou em contra-ataques. O Timão aproveitou os erros defensivos do Leão para ampliar o marcador. O gol de Memphis Depay só precisou de três jogadores tocando na bola para chegar à meta — de Maycon para Angileri, e de Angileri para Memphis. O Mirassol ainda tentou reagir em alguns momentos, balançou as redes numa linda bicicleta de João Victor, mas o zagueiro estava impedido. Romero sagrou-se artilheiro do século XXI no Timão com assistência de Memphis — foi o 5º passe para o gol do holandês no ano. Já o camisa 11 marcou o 66º gol com a camisa alvinegra. A equipe de Ramón Díaz poderá decidir em casa caso chegue à decisão do estadual, por ser detentora da melhor campanha e não ter mais como ser alcançada pelo rival Palmeiras.
São Paulo 1 x 0 Novorizontino – O Tricolor Paulista venceu o Novorizontino e está nas semifinais do Paulistão. O Tricolor se junta aos outros três grandes do futebol paulista entre os quatro semifinalistas do torneio. Mesmo com vitória, demissão de Zubeldía é pedida. Nas redes sociais, muitos torcedores do Tricolor deixaram claro que sua paciência com o treinador está chegando ao fim. Para muitos são-paulinos, a passagem do comandante argentino já teria chegado ao fim da linha. A partida iniciou com as duas equipes com dificuldades para imprimir velocidade e encontrar espaços. Nos primeiros momentos, o duelo se mostrou mais físico e praticamente sem boas chances. Com o Novorizontino fechado defensivamente, o São Paulo só finalizou a gol pela primeira vez após os 30, e não conseguiu traduzir a posse de bola em chances mais claras. O time de Novo Horizonte apostou mais em bolas esticadas e alguns chutes de fora da área, mas, também, sem levar tantos sustos ao gol de Rafael. A melhor oportunidade do Tricolor aconteceu aos 39. Alisson recebeu de Cédric na área, ficou de frente para o gol, rolou para Calleri no meio, mas, César Martins cortou para salvar o Tigre. O jogo foi para o intervalo em 0 a 0. O São Paulo começou muito melhor a segunda etapa, acelerando mais a troca de passes e rondando mais a área do Novorizontino. Aos 17, a melhora do Tricolor deu resultado. Oscar descolou lançamento para Lucas na meia esquerda, o camisa 7 ganhou de Rafael Donato na corrida, invadiu a área e rolou para Calleri abrir o placar para o São Paulo, 1 a 0 a favor dos mandantes. O Novorizontino passou a atacar mais após levar o gol, mas esbarrou na falta de criatividade para ter um volume ofensivo eficiente. O Tricolor chegou a criar chances em contra-ataque, mas o placar não se movimentou mais. Fim de jogo no MorumBis, São Paulo 1×0 Novorizontino.
Santos 2 x 0 RB Bragantino – O Santos garantiu sua classificação para as semifinais do Paulistão ao vencer o RB Bragantino na Vila Belmiro, em Santos. Com atuação decisiva de Neymar, o Peixe mostrou eficiência e avançou em busca do título estadual. O desempenho do astro, é claro, não passou despercebido na imprensa europeia, que destacou tudo o que ele vem produzindo no retorno ao futebol brasileiro. O jornal Marca, da Espanha, citou sua “brilhante ressurreição futebolística”. Neymar segue em busca de manter a escrita de sempre chegar à final do Paulistão. O craque disputou o campeonato entre 2009 e 2013 e esteve na decisão todas as vezes — venceu três títulos e ficou com dois vices. Neymar chamou a responsabilidade e inaugurou placar logo cedo no estilo ousadia e alegria. O camisa 10 buscou a bola desde o início, liderando a equipe da casa e infernizando os adversários por todo o gramado, mas principalmente pela esquerda. Foi por lá onde criou a jogada em que sofreu falta e converteu a cobrança. O jogo seguiu em alta intensidade após o gol e passou a ter trocação franca entre os times. O Bragantino partiu para o ataque, enquanto o Santos continuou explorando as jogadas em velocidade, só que sem conseguir controlar o ritmo do jogo. Era bola lá e cá. A atmosfera também se elevou, com entradas mais firmes dos dois lados, mas foi abaixando próximo do fim do primeiro tempo. O Bragantino por pouco não empatou na volta do intervalo, mas foi o Peixe, com João Schmidt, quem ampliou para encaminhar a classificação. O segundo gol do Santos deixou o time visitante mais abatido, e os donos da casa passaram a administrar a vantagem em uma segunda etapa completamente morna. Neymar ainda preocupou ao cair no gramado após olhares ao banco de reservas, mas deixou o campo andando normalmente ao ser substituído, apenas recorrendo ao gelo na posterior da coxa. A partida também marcou a estreia do Benjamín Rollheiser pelo Santos. Ele foi acionado na reta final e teve seus primeiros minutos em campo pelo novo time. Já o Menino da Vila Deivid Washington não saiu do banco e ainda não reestreou após ter sido repatriado. A equipe praiana terá pela frente um clássico fora de casa na semifinal do Paulistão.
São Bernardo 0 x 3 Palmeiras – O Palmeiras venceu o São Bernardo e avançou para as semifinais do Campeonato Paulista. Estêvão foi o grande destaque da partida com dois gols, Flaco López completou o placar a favor do Verdão no Estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista. O resultado afastou de vez a zebra do Palmeiras no Paulistão. O clube garantiu vaga no mata-mata somente na última rodada da primeira fase, mas prova que cresceu na reta final e é um dos favoritos para a conquista do tetra inédito. O Palmeiras começou a partida sufocando o São Bernardo, apostando em uma pressão na saída do adversário e teve mais posse de bola que o adversário. As principais chances do Verdão foram criadas com Estêvão, que desde o início deu mostras que teria uma grande noite. Melhor no duelo, o Palmeiras abriu o placar aos 15 minutos. Estêvão acertou um lindo chute de fora da área no ângulo e marcou um golaço. Em vantagem, o Verdão seguiu no ataque e o jovem desequilibrou mais uma vez. Nos acréscimos, o atacante ampliou após boa jogada individual e finalização de fora da área no canto. Os mandantes voltaram para a etapa final com mais iniciativa e chegou a ter oportunidades com arremates de fora da área com Léo Jabá, mas a noite era mesmo do Verdão. Estêvão ficou perto de marcar o hat-trick, mas parou no goleiro Alex Alves. Aos 12 minutos, Richard Ríos fez boa jogada pela direita, cruzou, o goleiro afastou mal e Flaco López só teve a missão de escorar de cabeça para ampliar a vantagem do Palmeiras. Estêvão marcou o quarto ao driblar o goleiro, mas a arbitragem assinalou impedimento na origem da jogada. O São Bernardo seguiu insistindo por um gol de honra, mas o Verdão conseguiu dominar o confronto e pouco sofreu no fim do jogo. O Palmeiras acabou com a vitória e com a vaga assegurada para a disputa das semifinais.
Confrontos das Semifinais:
• Corinthians x Santos – Com a melhor campanha geral, o Corinthians enfrenta o Santos, na Neo Química Arena, em busca de sua primeira decisão no Estadual desde 2020, quando foi vice-campeão. O duelo também marca, mais uma vez, o embate entre Memphis e Neymar.
• Palmeiras x São Paulo – O Palmeiras, em uma eminente crescente, recebe o São Paulo no Allianz. Dado como favorito, o Verdão aposta na força do elenco e no bom retrospecto, enquanto o Tricolor, mais instável, tenta surpreender no clássico.
A data das partidas é uma questão a ser discutida pela FPF nesta terça-feira (4). Corinthians e Palmeiras, com a primeira e segunda melhor campanha da competição, têm a vantagem de disputar as semifinais em seus domínios. No último ano, a data base para os confrontos foi definida para o domingo, 9 de março. No entanto, pelos dois jogos ocorrerem na capital paulista, e envolvendo clássicos, podem ter sua data alterada pela Polícia Militar por questões de segurança.
Comente