Mirassol 2 x 3 Palmeiras – No Maião, o Verdão garantiu a classificação para as Quartas de Final do Paulistão. Com o resultado, o time comandado por Abel Ferreira ultrapassou a Ponte Preta, que perdeu para o Red Bull Bragantino, saltou para a segunda colocação e avançou às quartas de final da competição estadual. Com a missão de vencer para manter vivo o sonho da classificação, o Palmeiras tentou propor o jogo com um chute de fora da área de Veiga, que não acertou o gol defendido por Muralha. Após o susto no Leão, o Alviverde cresceu mais ainda no confronto, começou a ditar o ritmo e abriu o placar com Flaco López, que aproveitou o rebote, numa falha do Muralha, para empurrar a bola para o fundo da rede e abrir o placar. Nos minutos finais da primeira etapa, o Leão buscou o empate com Iury Castilho, que recebeu um belo passe de calcanhar e acertou um belo chute para igualar o marcador. Logo aos dois minutos da segunda etapa, Veiga voltou a colocar o Palmeiras em vantagem após falha da defesa rival. O que parecia um cenário favorável se transformou em pesadelo após Léo Gamalho, que saiu do banco de reservas, marcar o segundo do Mirassol na partida já aos 35 do segundo tempo. Já a base, importante na atual campanha do Verdão, salvou novamente. Allan aproveitou cruzamento de Vardelan para, de cabeça, marcar o terceiro e garantir a classificação nos minutos finais da partida.
Botafogo SP 1 x 2 Novorizontino – Já classificado para as Quartas de Final, o Novorizontino manteve o bom ritmo e protagonizou uma virada ao derrotar o Botafogo SP e reafirmou a força do time na competição. Desde o início, o confronto foi marcado por intensidade, com os dois times buscando o ataque de forma decidida. Em um contra-ataque relâmpago, aos cinco minutos, após Wallisson afastar na defesa, Alexandre Jesus encontrou Maciel livre na área. O atacante dominou a bola com categoria e finalizou para abrir o placar para o Botafogo. Sem se abater com o gol sofrido, o Novorizontino manteve a pressão. Aos 18 minutos, após uma blitz ofensiva e um passe equivocado do adversário, Marlon arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo do goleiro João Carlos, empatando a partida: 1 a 1. A equipe de Novo Horizonte virou o jogo nos acréscimos. Aos 47 minutos, Matheus Frizzo cruzou com força, a bola desviou na defesa e bateu na trave direita de João Carlos, permitindo que Bruno José aproveitasse o rebote para marcar. No segundo tempo, o Novorizontino manteve a pressão e criou várias oportunidades. Mesmo sob pressão, o Botafogo reagiu e também teve a oportunidade de empatar. Em uma das chances, Toró disparou e acertou a trave de Jordi. Depois, melhorou o ritmo e chegou perto de igualar novamente, mas o goleiro Jordi evitou o empate ao neutralizar um cabeceio de Silvinho. No fim das contas, o jogo marcado por intensas investidas de ambos os lados, terminou com a vitória do Novorizontino, que optou por diminuir o ritmo nos instantes finais. No final, o visitante ainda viu Adriano Bispo ser expulso, após atingir de forma violenta Jean Mangabeira.
Inter de Limeira 0 x 3 Santos – Com uma atuação magistral de Neymar, o Santos venceu facilmente a Inter de Limeira. O camisa 10 teve, de longe, sua melhor atuação desde que retornou ao futebol brasileiro. Embora o Santos tenha entrado em campo para tentar a liderança do grupo, a partida valia mais para a Inter de Limeira. O time da casa entrou em campo disputando a permanência na Série A1 com Noroeste e Água Santa. O jogo começou com a Inter de Limeira desperdiçando grande chance quando João Paulo defendeu um chute à queima-roupa de Ruan Ribeiro. Mas foi o Santos quem abriu o placar. Após deixar Guilherme cara a cara com o goleiro Igo Gabriel, Neymar cobrou escanteio na cabeça de Tiquinho Soares, que se antecipou à zaga e cabeceou sem chances para o goleiro da Inter, aos oito minutos. A Inter de Limeira desabou após o gol. O Santos tomou conta da partida completamente. E Neymar se transformou no grande nome da partida. O segundo do Santos foi um golaço. Aos 28 minutos, Neymar cobrou escanteio, a bola encobriu Igo Gabriel, tocou na trave e morreu no fundo do gol. Um golaço olímpico e histórico para a história santista, a história de Neymar e para quem estava assistindo a partida. Cinco minutos mais tarde, Neymar cobrou novo escanteio e mais uma vez colocou a bola na cabeça de Tiquinho Soares, que marcou o terceiro dos visitantes, rebaixando praticamente a Inter de Limeira ainda no primeiro tempo. A etapa final recomeçou como acabou o primeiro tempo, com o Santos em cima em busca do gol e Escobar acertou a trave em chute de fora da área. Mas com o passar do tempo, o Peixe passou a se poupar e administrar o resultado. Deu tempo para João Paulo aparecer com mais duas defesas seguras e para o atacante argentino Álvaro Barreal fazer sua estreia pelo Santos.
São Bernardo 1 x 3 São Paulo – Com o resultado, o São Paulo carimbou o primeiro lugar do grupo e terá a vantagem de ser mandante no jogo das Quartas de Final. O duelo será contra o Novorizontino no MorumBis no próximo fim de semana. Dia e horário serão definidos pelas Federação Paulista em evento nesta segunda-feira. Aos 10 minutos, Oscar cobrou escanteio aberto, Arboleda tocou de cabeça e a bola desviou e se ofereceu no meio da pequena área. André Silva chegou batendo, mas o goleiro Júnior Oliveira saiu abafando e fez grade defesa. Aos 19, mais uma vez Oscar colocou na cabeça de um são-paulino, mas dessa vez a bola foi para as redes. O camisa 8 recebeu de Cédric na intermediária pela direita e cruzou na primeira trave para André Silva desviar e vencer Júnior Oliveira, abrindo o placar e colocando o Tricolor à frente no placar. Ainda na primeira etapa, o Tricolor ampliou. Oscar recebeu pelo centro, esperou a ultrapassagem de Wendell pela esquerda e colocou na medida para o lateral chegar cruzando rasteiro com perfeição para André Silva chegar batendo e balançar as redes novamente. Já aos 11 da segunda etapa, Fabrício Daniel diminuiu o marcador cobrando pênalti. A árbitra Marianna Nanni Batalha entendeu como infração o toque de Cédric em Rodolfo e apontou a marca da cal. Fabrício Daniel cobrou no estilo paradinha e deslocou Rafael. Já nos acréscimos no segundo tempo, escanteio cobrado na área e a bola sobrou do outro lado. Ferraresi jogou rasteiro para o meio, Calleri tentou girar batendo, mas furou e a bola sobrou para Arboleda concluir em gol.
Corinthians 2 x 2 Guarani – O resultado confirmou a melhor campanha na classificação geral do Paulistão para o Corinthians, o que garante para a equipe alvinegra decidir todos os jogos que disputar na Neo Química Arena. O Timão encara o Mirassol nas Quartas de Final, ainda sem data definida. Classificado, o Corinthians teve as melhores chances do primeiro tempo. Aos 17 minutos, Matheus Bidu fez bom cruzamento para Romero. O atacante dominou na grande área e bateu rasteiro sem chances para defesa do goleiro do Guarani. Foi o 40º gol do paraguaio na Neo Química Arena, aumentando sua artilharia no Estádio. A partida ficou morna após o gol. O time campineiro não oferecia grandes riscos ao Timão, entretanto, conseguiu o empate no final do primeiro tempo. Aos 42 minutos, João Victor cruzou, a zaga do Corinthians bobeou e a bola sobrou para Rafael Bilu marcar um golaço para o Guarani. Empolgado com o gol, o Guarani voltou melhor para a segunda etapa. Aos 11 minutos, Emerson Barbosa cruzou e João Marcelo desviou na primeira trave para desempatar a partida. Em desvantagem, Ramón Díaz promoveu cinco mudanças de uma vez no Corinthians com as entradas de Alex Santana, Breno Bidon, Rodrigo Garro, Memphis e Yuri Alberto. As mudanças fizeram efeito e o Timão melhorou no jogo. Nos acréscimos, Romero serviu Yuri Alberto para a melhor oportunidade da partida. Frente a frente com o goleiro, o centroavante desperdiçou duas chances claras. A partida terminou com o placar empatado.
Ponte Preta 0 x 2 RB Bragantino – O time de Bragança Paulista terminou na vice-liderança do Grupo B, com 17 pontos, um atrás do Santos (18). Os dois vão se enfrentar em jogo único na Vila Belmiro. De outro lado, a derrota tirou a vaga da Ponte Preta. O time de Campinas deixa a competição com a quarta melhor campanha em pontos. A surpresa inicial foi a escalação do Red Bull Bragantino, definido pelo técnico Fernando Seabra com quatro atacantes e apenas dois volantes. Era sinal da disposição de ir ao ataque desde o início. Logo na saída de bola já ameaçou e com um minuto abriu o placar. Após escanteio, a defesa rebate e a bola ficou com Isidro Pitta. Ele recuou para Jhon John que bateu forte, contando com o desvio de cabeça do zagueiro da Ponte Preta Sérgio Raphael, atrapalhando a defesa de Diogo Silva. Aos cinco minutos, mais problema para o time da casa. O experiente Artur sentiu uma lesão muscular na perna esquerda e pediu para sair. O garoto João Gabriel entrou em seu lugar, finando improvisado na lateral-esquerda, porque é lateral direito. Esta mudança desequilibrou o sistema de marcação da Ponte Preta, principalmente pelo lado direito onde Vinicinho aparecia no mano-a-mano com o zagueiro Saimon. Ainda no primeiro tempo, aos 29 minutos, devido a um choque na área, o árbitro marcou pênalti para o Massa Bruta sob os protestos dos pontepretanos alegando um tranco de ombro. Na cobrança, Lucas Evangelista deslocou o goleiro Diogo Silva, que caiu do lado esquerdo e viu a bola, mansamente, entrar do outro lado aos 29 minutos. Obrigado a sair da defesa, Alberto Valentim mexeu na Ponte Preta, tirando o zagueiro Sérgio Raphael para a entrada do atacante Bruno Lopes. Com isso, abriu mão do esquema tático com três zagueiros. Acostumada a ser reativa (defender-se para depois atacar) o time campineiro ameaçou em dois chutes de fora da área de Lucas Cândido, ambos espalmados pelo goleiro Cleiton. E teve uma boa descida em velocidade de Éverton Brito pelo lado esquerdo, quando ele passou por Cleiton e ao invés de finalizar ele tentou a inversão de lado. Já no segundo tempo, Já com a vitória encaminhada, o Braga seguiu sem dar espaços para o adversário, garantindo a vitória, a eliminação da Ponte e a classificação.
Velo Clube 1 x 0 Água Santa – Começando a rodada no Z-2, o Água Santa logo viu os rivais diretos em situações opostas. O Noroeste abriu o placar contra a Portuguesa, enquanto a Inter de Limeira saiu atrás do Santos. Dentro das quatro linhas, ainda sofreu outro susto dos pés de Jefferson Nem, que interceptou na intermediária e chutou a bola por cima do gol, raspando a trave de Ygor Vinhas. Os encaixes bem feitos na marcação dificultaram os setores de criação, e só aos 40 minutos Yuri Ferraz cruzou na pequena área e a bola desviou em Sillas, morrendo no fundo da rede e abrindo 1 a 0 para o Velo Clube, parcialmente decretando o rebaixamento do Água Santa. Vinícius Leite também quase marcou o segundo na etapa complementar, aos dez, mas Ygor Vinhas rebateu. O Água Santa ficou no quase nas finalizações de Davi Gomes, Netinho e Ademilson, mas Pablo empilhou defesaças, decretando o rebaixamento do time de Diadema, ao lado da Inter de Limeira. Tristeza de um lado, festa da torcida local.
Noroeste 1 x 1 Portuguesa – Diante de um Alfredão lotado, o Noroeste empatou com a Portuguesa e garantiu sua permanência na Série A1 – a elite do campeonato – com ajuda de revés dos outros clubes que lutavam contra o rebaixamento. O resultado carimba a passagem do time de Bauru para a série D do Campeonato Brasileiro de 2026. O Alvirrubro começou jogando intensamente e não deixava a Portuguesa tocar na bola. Felipe Rodrigues abriu o placar para o time da casa aos quatro minutos. Aos 25 Rildo empatou para a Portuguesa. Diferentemente do primeiro período, o segundo tempo foi bem mais parado. Poucas chances criadas foram pelas duas equipes, que cometeram muitas faltas. A melhor oportunidade do Noroeste foi criada aos oito minutos em um lançamento que deixou Carlão de frente para o gol. Robson, zagueiro da Portuguesa, chegou a tempo de fazer o corte e impedir o gol do Norusca. A Portuguesa não teve nenhum grande lance de perigo e viu muitas de suas tentativas serem interrompidas pela eficiência da defesa adversária. Com isso, a segunda parte da partida se manteve bem mais lenta até o final e terminando em um empate por 1 a 1, frustrando a Lusa, que sonhava com sua classificação para a fase decisiva do Paulistão.
É hora do Mata-Mata: Confira os confrontos das Quartas de Finais do Paulistão 2025!
Após uma fase de grupos repleta de emoções e surpresas, o Paulistão 2025 entra em sua fase decisiva. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançaram para as Quartas de Final, prometendo duelos eletrizantes que manterão os torcedores na ponta da cadeira.
Confrontos das Quartas de Final:
• Corinthians x Mirassol: O Timão, dono da melhor campanha com 27 pontos, recebe o Mirassol na Neo Química Arena.
• São Bernardo x Palmeiras: Após uma classificação suada, o Verdão visita o São Bernardo no Estádio 1º de Maio.
• São Paulo x Novorizontino: O Tricolor Paulista enfrenta o Novorizontino no MorumBis, buscando avançar às semifinais.
• Santos x Red Bull Bragantino: Com um gol olímpico de Neymar na última rodada, o Peixe encara o RB Bragantino na Vila Belmiro.
As datas e horários dos confrontos serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e divulgados em breve.
Rebaixados para a Série A2:
Infelizmente, nem todos os clubes conseguiram se manter na elite do futebol paulista. Água Santa e Inter de Limeira foram rebaixados para a Série A2 após terminarem nas últimas posições da classificação geral.
Cobertura completa do Rasga o Verbo:
Sim, nosso portal continuará acompanhando cada detalhe do Paulistão 2025 até o apito final. Fique ligado para análises e toda a emoção que só o futebol paulista pode proporcionar.
Prepare seu coração, torcedor! A fase decisiva do Paulistão 2025 promete jogos inesquecíveis e muita disputa dentro das quatro linhas.
Comente