O primeiro dia do ano de 2025 foi marcado pela sessão de posse da gestão que estará à frente de Santa Adélia no quadriênio 2025-2028. A cerimônia teve início às 10h na Câmara Municipal e contou com a presença dos agentes políticos eleitos, familiares e população. Conduziram a solenidade o Dr. Paulo Rubio, o vereador reeleito Paulo Henrique na função de presidente e o vereador Luiz Henrique Malavazzi (Rick), como secretário na ocasião.
Foram convidados a compor a mesa juntamente com os vereadores mencionados, o prefeito Ciro Costa e a primeira-dama Katu Belotti, o vice Zé Roberto e a esposa Jessica Guerra, o ex-prefeito Guilherme Colombo e a esposa Juciely Costa, e o ex-vice-prefeito Junior Formigoni.
Como parte da cerimônia, após a execução do hino nacional e do município, os 9 vereadores eleitos, o prefeito e vice-prefeito, foram orientados a proferir o Juramento de Posse e assinarem o Termo referente posteriormente, oficializando assim o empossamento de cada um como determinam a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara.
Na sequência e em posse da tribuna, o ex-prefeito Guilherme Colombo, cumprimentou a todos os presentes e agradeceu a oportunidade de na sua trajetória ter sido eleito vereador e ter realizado o sonho de ser chefe do Executivo, aproveitou para acenar aos vereadores com quem trabalhou e desejar um mandato profícuo ao Ciro e Zé Roberto. Em suas palavras finais, comemorou a conquista histórica de entregar a prefeitura com um caixa positivo e felicitou a todos os presentes pelo novo ano.
Após a fala, Rubio realizou a leitura de informações sobre a trajetória pessoal, profissional e política do prefeito e do vice-prefeito. Inicialmente, abordou a história de Zé Roberto, vice-prefeito, que reside em Santa Adélia desde os cinco anos, trabalhou na lavoura desde jovem e iniciou sua carreira política em 2000 como suplente de vereador. Em 2004, foi eleito vereador com 270 votos. Foram destacadas a influência do vice junto a entidades políticas e o envolvimento em ações voltadas às pessoas mais vulneráveis do município, fatos esses endossados ao final com a leitura da manifestação de uma das pessoas beneficiadas por essas iniciativas. Na exposição sobre a vida do prefeito, Rubio destacou a carreira de Ciro Costa iniciada em 2000 como frentista até a gerência do Banco do Brasil em 2010; na política, mencionou sua entrada como vereador em 2020 e a posterior mudança de partido, do PP para o PSD, a pedido do secretário de governo, Gilberto Kassab. Sobre a vida pessoal, foram relatados eventos marcantes, como a perda de seu pai aos 16 anos, sua união de 30 anos com a Katu e os dois filhos do casal. Rubio compartilhou ainda com os presentes uma lembrança de Ciro na infância, ao lado de seu pai e avô, para destacar sua origem humilde e o caráter moldado por essa vivência.
Em seu momento na tribuna, Ciro reiterou agradecimentos ao Zé Roberto pela campanha intensa; à sua esposa, Katu, que vem participando de forma ativa durante todo o período juntamente com a Jessica, esposa do Zé; à sua família e à toda a população pela confiança depositada nele para o cargo, e reforçou que tudo será retribuído com trabalho árduo. Renovou seu compromisso nas esferas da educação, saúde, segurança e economia, sinalizando para investimentos e capacitação de profissionais. Parabenizou os vereadores, agradeceu ao ex-prefeito Guilherme e ex-vice Junior e finalizou reforçando o compromisso em fazer de fato uma administração para todos, com menos politicagem.
O vice, Zé Roberto, também aproveitou para tecer agradecimentos à família, filhas, à esposa Jessica, ao partido do PSB e aos seus parceiros de trabalho, Ciro que esteve de casa em casa e enfrentou os percalços da campanha e a Carla Formigoni que declarou apoio e esteve engajando durante o período. Reforçou ainda o trabalho pela mudança e transformação de Santa Adélia que virá na gestão.
Na ocasião, os vereadores também puderam fazer breve uso da palavra. Estiveram na tribuna: Paulo Henrique, José Eduardo Aguiar (Aguiar), Luciano de Lima (Bula), Luiz Fernando Cardozo Barbosa (Luizinho), Roberta Rodrigues, Thiago Marques e Luiz Henrique Malavazzi (Rick). Os eleitos agradeceram e reafirmaram propósitos com a população. O vereador reeleito, Paulo Henrique, destacou seu compromisso com o bem comum e melhorias sociais. O vereador Aguiar, também reeleito, aproveitou o momento para direcionar uma mensagem aos colegas de Câmara, destacando o prazer de legislar como o alicerce principal no exercício da função. Já a vereadora Roberta Rodrigues, enfatizou sua crença na democracia como suporte do seu trabalho para beneficiar o município. Os vereadores Thiago Marques e Rick teceram brevemente agradecimentos aos membros da mesa e a toda à população. Bula e Luizinho, que estiveram a frente da Secretaria do Esporte no município, além do agradecimento à população, também aproveitaram para agradecer a gestão anterior pela oportunidade e trabalho desenvolvido.
Encerrada a Cerimônia de Posse e em conformidade com a Legislação municipal e Regimento Interno, foi realizada a eleição entre os vereadores para a Mesa Diretora da Câmara Municipal no exercício do biênio 2025-2026. Ficando eleitos: Rick como Presidente, Altair Pavani como Vice-Presidente, Aguiar como 1º Secretário e Bula como 2º Secretário.
Comente