O novo governo de Donald Trump ainda não começou, mas várias hipóteses sobre a administração da Casa Branca pelos próximos quatro anos já são ventiladas. Uma delas envolve o futuro dos carros elétricos.
A atual gestão de Joe Biden adotou vários incentivos ao processo de eletrificação. No entanto, o próximo governo deve ser muito diferente. Trump já criticou, por exemplo, diversas medidas que penalizam os veículos movidos a combustão.
Trump deve permitir aumento das emissões
Agora, segundo uma reportagem exclusiva da Reuters, o republicano deve abolir os subsídios aos veículos elétricos. Além disso, pode interromper o financiamento federal destinado à infraestrutura de carregamento e bloquear as importações de baterias.

Outra medida que deve ser adotada por Trump quando ele voltar ao cargo de presidente, no início do ano que vem, é impedir que o governo federal compre novos modelos eletrificados. A mesma regra valeria para o exército do país.
O novo governo ainda pretende retomar os padrões de eficiência de combustível de 2019. Isso aumentaria o nível permitido de emissões dos carros em cerca de 25% em relação ao conjunto de regras atual. Se confirmada, a medida seria um grande baque aos esforços de redução dos gases de efeito estufa.
Leia mais

Custo dos carros elétricos deve aumentar consideravelmente
- Outra ação que deve ser anunciada pelo governo Trump é o aumento das tarifas para veículos elétricos, especialmente os fabricados na China.
- A administração Biden já adota medida semelhante com uma argumentação exclusivamente econômico.
- No entanto, a gestão do republicano deve usar a segurança nacional como justificativa para ampliar as barreiras de importação.
- Além dos carros, as tarifas devem incidir sobre baterias e outros componentes, visando aumentar significativamente o custo dos eletrificados.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente