Tudo sobre Elon Musk
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore estão presos na Estação Espacial Internacional desde julho do ano passado, quando o Boeing Starliner que os levou até lá teve um problema e não pode trazê-los de volta no cronograma inicial. Ainda no ano passado, a NASA anunciou que resgataria a dupla a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX. No entanto, como o equipamento está em construção, não há uma data certa para isso.
Donald Trump não está nada satisfeito com essa situação. O atual presidente afirmou nas redes sociais que os astronautas ‘presos’ na ISS foram “abandonados no espaço pela administração Biden” e pediu ajuda de Elon Musk para “buscá-los”.

Donald Trump e Elon Musk ao resgate?
Na noite de terça-feira (28), Donald Trump publicou na rede social Truth Social (e republicou no X) que pediu a Elon Musk e à SpaceX para “buscar os dois astronautas corajosos que foram abandonados no espaço pela administração Biden”.
Ele ainda escreveu que “eles [os astronautas] estão esperando por muitos meses na Estação Espacial. Elon logo estará a caminho. Espero que todos estejam seguros. Boa sorte, Elon!!!”.
I have just asked Elon Musk and @SpaceX to “go get” the 2 brave astronauts who have been virtually abandoned in space by the Biden Administration. They have been waiting for many months on Space Station. Elon will soon be on his way. Hopefully, all will be safe. Good luck…
— Donald J. Trump Posts From His Truth Social (@TrumpDailyPosts) January 29, 2025
Não demorou para que Elon Musk respondesse. Em publicação no X, o bilionário escreveu que “o presidente dos Estados Unidos pediu à SpaceX para trazer para casa os dois astronautas presos na Estação Espacial Internacional o mais rápido possível. Faremos isso. Terrível que a administração de Biden tenha os deixado lá por tanto tempo”.
The @POTUS has asked @SpaceX to bring home the 2 astronauts stranded on the @Space_Station as soon as possible. We will do so.
Terrible that the Biden administration left them there so long.
— Elon Musk (@elonmusk) January 28, 2025
Relembre a história dos astronautas presos na Estação Espacial Internacional
Vale lembrar que, apesar das publicações de Trump e Musk nas redes sociais, o resgate dos astronautas presos na Estação Espacial Internacional já está planejado desde o ano passado, durante a administração do então presidente dos EUA Joe Biden. Quando Trump assumiu o cargo, o plano já estava traçado. O que falta é a cápsula Crew Dragon, justamente da SpaceX (de propriedade de Musk).
Leia mais:
Vamos relembrar a história completa:
- Em julho do ano passado, Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados à ISS a bordo da Boeing Starliner. Eles deveriam ficar apenas 10 dias por lá, mas um problema com a nave causou um longo adiamento no retorno;
- As previsões iniciais estimavam a volta no final de 2024, mas adiamentos constantes jogaram a “carona” para este ano. Durante esse tempo, a agência espacial americana enviou mantimentos para mantê-los por lá;
- Também no ano passado, a NASA anunciou que o retorno seria a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, responsável pela missão Crew-10;
- Inicialmente, a missão contaria com quatro astronautas. Agora, levará apenas dois, justamente para sobrar espaço para Williams e Wilmore voltarem à Terra.

E quando isso deve acontecer? Isso depende da SpaceX. A cápsula está em construção e deveria decolar em fevereiro deste ano. Já em dezembro de 2024, a NASA comunicou que a nave não ficaria pronta e a missão seria adiada, no mínimo, para o final de março.
Na publicação no X, Musk mencionou que o resgate aconteceria “o mais rápido possível”, mas não revelou uma data. Por ora, não há indícios de que o bilionário e Trump mudem ou adiem o plano de retorno… que já estava traçado.
Fonte: olhardigital.com.br
Comente