Home Geral Vazamento de óleo russo mata golfinhos ameaçados de extinção no Mar Negro
Geral

Vazamento de óleo russo mata golfinhos ameaçados de extinção no Mar Negro

Compartilhe
Vazamento de óleo russo mata golfinhos ameaçados de extinção no Mar Negro
Compartilhe

Vazamento de óleo no Mar Negro foi apontado como causa provável da morte de 32 cetáceos – entre eles, uma espécie de golfinho ameaçada

(Imagem: GreenOak/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Um vazamento de óleo no Mar Negro foi apontado como causa provável da morte de mais de 30 cetáceos – entre eles, uma subespécie ameaçada de extinção conhecida como “golfinho de Azov“. O incidente ocorreu após dois petroleiros russos sofrerem danos numa tempestade em dezembro de 2024.

O óleo se espalhou pelo Estreito de Kerch, que conecta o Mar Negro ao Mar de Azov. Segundo comunicado publicado pelo Centro de Resgate e Pesquisa de Golfinhos Delfa, 61 cetáceos foram encontrados mortos desde o vazamento. Desses, 32 provavelmente foram vítimas diretas do óleo.

  • Para quem não sabe: cetáceos são mamíferos cujo corpo fusiforme lembra o de peixes – por exemplo: baleias, orcas, golfinhos e botos (você pode se aprofundar clicando aqui).

Maioria dos golfinhos vítimas do vazamento de óleo morreram dez dias após o incidente

A organização observou que a maioria desses cetáceos morreu nos primeiros dez dias após o vazamento. Ainda segundo o centro, o mar tem trazido os corpos para a costa gradualmente. Outros 29 cetáceos encontrados mortos tinham “corpos antigos” e não estão relacionados ao vazamento. Mas a organização segue alarmada com o número elevado de mortes.

Praia no Estreito de Kerch, onde corpos de golfinhos apareceram após vazamento de óleo, com sacolas plásticas espalhadas
O mar tem trazido os corpos dos golfinhos para a costa gradualmente (Imagem: EdBelkin/Shutterstock)

O centro Delfa destacou que a ocorrência de mortes de cetáceos em grande número nesta época do ano é atípica. E a expectativa é que o número de animais feridos ou mortos aumente nos próximos meses devido aos efeitos prolongados do vazamento de óleo na região.

Vazamentos de óleo são conhecidos por seus impactos devastadores e duradouros na vida marinha. O desastre da Deepwater Horizon (EUA) em 2010, por exemplo, resultou em altas taxas de mortalidade e problemas de saúde prolongados para os golfinhos na área da Baía de Barataria (via IFLScience). Para você ter ideia, a recuperação deste desastre deve demorar aproximadamente 40 anos.

Leia mais:

Voluntários vestindo trajes de segurança e água até as canelas trabalhando em área afetada por vazamento de óleo
Vazamentos de óleo são conhecidos por seus impactos devastadores e duradouros na vida marinha (Imagem: ohrim/Shutterstock)

No caso do Estreito de Kerch, os efeitos do derramamento devem persistir por meses. Por isso, o Centro Delfa disse já se preparar para lidar com mais vítimas e enfrentar os desafios trazidos pela contaminação.

Uma das ações planejadas pelo Centro Delfa é a criação de um hospital para oferecer assistência prolongada às vítimas do derramamento. Essa estrutura é essencial porque as águas rasas, tradicionalmente usadas para resgate e tratamento, foram comprometidas pela contaminação.



Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Carreta “Nossa Energia”
CatanduvaGeral

Carreta “Nossa Energia”

🚛⚡ A Carreta “Nossa Energia” da Energisa está chegando em Catanduva ⚡🚛...

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…
CatanduvaGeral

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de…

Mais de 40 mil pessoas e 5 toneladas de solidariedade: Canta e...

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício
Geral

Sexta-feira da Cruz: o dia em que o mundo parou diante do sacrifício

Há datas que marcam a história. Outras que mudam a humanidade. E...

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil
Geral

Racismo: Quando a cor define quem vive e quem morre no Brasil

O Brasil insiste em se descrever como uma nação cordial, miscigenada e...