Home Geral Vida em Marte? Nova técnica de busca pode trazer respostas
Geral

Vida em Marte? Nova técnica de busca pode trazer respostas

Compartilhe
Vida em Marte? Nova técnica de busca pode trazer respostas
Compartilhe

Um estudo publicado nesta quarta-feira (5) na revista Frontiers in Astronomy and Space Sciences propõe um novo método para identificar sinais de vida em Marte e outros planetas. A pesquisa sugere que a movimentação de micróbios, chamada de motilidade, pode ser um indicador confiável da presença de organismos vivos e poderia ser utilizada em futuras missões espaciais. 

A técnica baseia-se na capacidade de certos microrganismos de se moverem ativamente em direção a estímulos químicos, um comportamento conhecido como quimiotaxia.

Representação artística do rover Perseverance, da NASA, em Marte, uma das missões robóticas a procura de sinais de vida. Crédito: NanoStockk – IstockPhoto

Encontrar organismos vivos fora da Terra é um desafio. As missões robóticas enviadas a Marte pela NASA utilizam equipamentos avançados para buscar sinais biológicos, porém a baixa biomassa de possíveis microrganismos pode dificultar a detecção. 

Em um artigo para o site The Conversation, Belinda Ferrari, microbiologista da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, técnicas laboratoriais altamente sensíveis, como sequenciamento genético e análise microscópica, são empregadas para identificar vida microbiana na Terra. No entanto, essas metodologias ainda não possuem a precisão necessária para operar em ambientes espaciais.

Micróbios foram adaptados às condições de Marte

O novo estudo – do qual Ferrari não participou – sugere que a motilidade microbiana pode ser usada como um sinal direto da existência de vida. Os pesquisadores argumentam que o movimento direcionado de microrganismos é uma bioassinatura clara e pode ser distinguido do movimento aleatório de partículas não vivas por meio de microscopia. Como a motilidade evoluiu independentemente diversas vezes na Terra, há indícios de que poderia ser um traço comum da vida em outros planetas.

Para testar essa ideia, a equipe analisou três microrganismos terrestres adaptados a condições extremas semelhantes às de Marte. O primeiro foi o Bacillus subtilis, bactéria encontrada no solo e no intestino humano, resistente a temperaturas de até 100 °C. O segundo, Pseudoalteromonas haloplanktis, prospera em águas geladas da Antártica. E o terceiro, Haloferax volcanii, é uma arqueia que sobrevive em ambientes altamente salinos, como o Mar Morto.

A Antártida é um dos poucos lugares na Terra com permafrost semelhante às áreas de Marte. Crédito: Oksana Yermoshenko – Shutterstock

Os pesquisadores observaram que todos esses micróbios se moviam em direção a um aminoácido específico, a L-serina. Esse comportamento, chamado de quimiotaxia, sugere que a resposta a substâncias químicas pode ser um traço universal da vida. 

Para comprovar a viabilidade do método, a equipe utilizou um experimento simples: uma lâmina de vidro com duas câmaras separadas por uma membrana fina. Em uma das câmaras, os microrganismos foram colocados; na outra, a L-serina. Se estivessem vivos e ativos, atravessariam a membrana em direção ao aminoácido.

Leia mais:

O experimento demonstrou que a técnica funciona em laboratório, mas sua aplicação em Marte ainda exigiria refinamentos. Mesmo assim, os cientistas acreditam que a abordagem pode ser incorporada a futuras missões espaciais. 

Em um comunicado, Max Riekeles, pesquisador da Universidade Técnica de Berlim, explicou que a simplicidade do método o torna acessível e eficiente, dispensando o uso de computadores avançados para análise de dados.

A pesquisa sugere que essa metodologia poderia complementar os instrumentos atuais, tornando a busca por vida extraterrestre mais prática e econômica. O estudo reforça a importância do desenvolvimento de novas tecnologias para exploração espacial e abre novas possibilidades na procura por sinais de vida fora da Terra.

Fonte: olhardigital.com.br

Compartilhe

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Reunião SMDET e Poupatempo
CatanduvaGeral

Reunião SMDET e Poupatempo

Na manhã de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva se...

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…
CatanduvaGeral

Feriadão de Páscoa e Tiradentes:…

Feriadão de Páscoa e Tiradentes: confira o que abre e fecha em...

CRAS Imperial
CatanduvaGeral

CRAS Imperial

🌟 CRAS Imperial 🌟 Foi realizada uma reunião socioeducativa para informação e...

Entrega de Ovos de Páscoa pela…
CatanduvaGeral

Entrega de Ovos de Páscoa pela…

Prefeitura de Catanduva entrega Ovos de Páscoa e leva carinho a idosos...